XFCE adiciona suporte ao perfil de cores

XFCE adiciona suporte ao perfil de cores

Colord é um serviço do sistema que facilita o gerenciamento, a instalação e a geração de perfis de cores de forma precisa, para dispositivos de entrada e saída. Pensando nisso, os desenvolvedores do XFCE adicionaram suporte ao perfil de cores.

No entanto, o próprio Colord vem apenas com uma ferramenta usada no terminal, o colormgr, o que dificulta sua usabilidade e descoberta da aplicação pelo usários. Outros Desktops Environment, já implementam esta solução. Gnome e KDE possuem suas versões com interface gráfica, tendo assim uma melhor interação com o usuário.

Interface do Colord no Gnome

Status de integração com XFCE

Para possibilitar a configuração do gerenciamento de cores, o desenvolvimento da interface está parcialmente concluída. Eventualmente, já é possível obtê-lo contando com cupsd (impressoras), saned (scanners) e xiccd (dispalys) e lidando com colord através da linha de comando, até o projeto estar funcional.

Perfis de cor XFCE4

Funcionalidades da interface

  • Capacidade padrão, ativar/desativar o gerenciamento de cores por dispositivos;
  • Adicionar ou importar perfis de cores por dispositivo;
  • Ativar um perfil e defini-lo como padrão.

Contudo, faltam funcionalidades fundamentais a serem implementadas:

  • Assim, você ainda precisa usar, por exemplo, Displaycal para calibrar sua tela
  • Mostrar informações detalhadas do perfil, como um diagrama de cores em formato de ferradura. É necessário utilizar o gcm-viewer(gnome-color-manager)

Informações adicionais

Caso queira saber mais sobre gerenciamento de cores ou use Gnome, o site oficial, possui conteúdos explicativos e cuidadosamente detalhados, voltados para a solução entregue por eles.

Para aqueles que utilizam KDE, também existe uma wiki para seu sistema. Portanto, entrando no blog do XFCE, você pode acompanhar o anúncio oficial. O XFCE adiciona suporte ao perfil de cores. Porém, se ainda não utiliza essa DE, seguindo esse tutorial, você aprende como instalar o ambiente XFCE no Ubuntu de maneira prática e simples.

Share This Article
Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.
Sair da versão mobile