Xfce melhora gerenciador de tarefas, Thunar e outros aplicativos

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

Em fevereiro de 2021, o Xfce, um dos ambientes de desktop leves para distribuições GNU/Linux, recebeu muitas atualizações para seus aplicativos e componentes principais. A estrela deste mês é o Gerenciador de Tarefas do Xfce, que recebeu duas atualizações para sua série 1.4.x estável até a versão 1.4.2, para implementar cores melhores que funcionem bem com temas claros e escuros, bem como para corrigir vários bugs. Assim, o Xfce melhora gerenciador de tarefas, Thunar e outros aplicativos.

Além disso, o desenvolvimento começou na próxima série principal do Gerenciador de Tarefas, que apresenta muitas mudanças e melhorias, incluindo suporte para decorações do lado do cliente (CSD), a migração de todas as suas configurações para a caixa de diálogo Configurações, porta para xfconf e muito mais mais.

Xfce melhora gerenciador de tarefas, Thunar e outros aplicativos

Thunar, o incrível gerenciador de arquivos do Xfce, também recebeu uma atualização em fevereiro para a versão 4.16.3. Assim, o Thunar:

  • introduz a capacidade de exibir todos os volumes disponíveis por padrão;
  • aumenta o tamanho mínimo do campo de texto no renomeador em massa;
  • e corrige três regressões, uma dos quais é para alternar a visibilidade do menu em F10 se estiver oculto.

Também atualizado este mês está o Painel Xfce, para a versão 4.16.2, que adiciona ícones aos itens Ajuda e Sobre no menu do painel, documentação mais moderna e várias atualizações de tradução. Além disso, os perfis do painel receberam três novos layouts, incluindo o layout Xfce 4.16, bem como os layouts Cupertino e Redmond 7 para facilitar a transição dos sistemas operacionais macOS ou Windows para o Linux.

Xfce 4.16 Cupertino Redmond 7

Vários plug-ins também foram atualizados, como o plug-in CpuFreq que agora exibe governors mesmo se eles diferirem entre os núcleos da CPU; e ativa unidades fixas na caixa de texto de frequência. Por outro lado, o plug-in de clima apresenta uma janela de previsão aprimorada e muitas correções de bugs.

O plugin CPUGraph agora grava dados de carga de CPU mesmo se o gráfico estiver desabilitado;

  • suporta gráficos de histórico por núcleo;
  • enumera núcleos de CPU de 0 em vez de 1 para corresponder às ferramentas de linha de comando do Linux;
  • e oferece desempenho aprimorado de barras de uso de CPU atuais, LED renderização e renderização em grade.

9to5 Linux

Share This Article
Sair da versão mobile