Xiaomi anuncia concorrente do Google e novo MiOS será compatível com Android

Nesta semana, saiu a confirmação de que a gigante chinesa Xiaomi está com um novo sistema operacional para celulares em desenvolvimento. A informação consta no Digital Chat Station. Este seria um “sistema operacional proprietário”. Segundo o fórum, o projeto está em fase avançada e deve fazer com que a empresa siga os mesmos passos da Huawei. Assim sendo, a Xiaomi anuncia concorrente do Google e novo MiOS será compatível com Android.

Com isso, o novo Xiaomi MiOS será compatível não apenas com smartphones, mas também com tablets, computadores e até mesmo carros elétricos. Ou seja, na prática a chinesa se tornará concorrente do Google, mas não abandonando de vez o Android.

Xiaomi anuncia concorrente do Google e novo MiOS será compatível com Android

Portanto, o sistema operacional da marca será compatível e pode se basear no Android Open Source Project (AOSP). Isso deve permitir com que aplicativos desenvolvidos para o sistema sejam compatíveis com o MiOS.

Contudo, há um grande problema com o qual a chinesa terá que lidar: embora o Android seja um sistema operacional de código aberto, ele é praticamente inútil sem os serviços do Google, e a empresa não abre esses serviços para sistemas operacionais concorrentes. Este não é um problema significativo na China. Porém, no restante do planeta, as pessoas geralmente não gostam de telefones Android sem os serviços do Google.

Ou seja, caso o Google não goste da ideia do MiOS como seu concorrente direto, a empresa pode até mesmo tirar o licenciamento do Android para celulares globais da Xiaomi. Por enquanto, a Xiaomi ainda não se manifestou. Logo, tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile