Notícias

05/11/2021 às 17:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Xiaomi anuncia tecnologia que dobra a eficiência de resfriamento das câmaras de vapor

A tecnologia foi nomeada de Loop LiquidCool Technology

Xiaomi anuncia tecnologia que dobra a eficiência de resfriamento das câmaras de vapor

Quando falamos em dispositivos premium atualmente, nos referimos a dispositivos com alta capacidade de processamento, que podem ser utilizados entre outras coisas, para jogos. No entanto, como eles tem um desempenho altíssimo, as empresas precisam investir na tecnologia de dissipação do calor, por exemplo, dessa forma o usuário consegue que o desempenho se mantenha. A Xiaomi parece empenhada nisso e, acaba de anunciar uma tecnologia que dobra a eficiência de resfriamento das câmaras de vapor.


Essa nova tecnologia de dissipação de calor da Xiaomi é chamada de Loop LiquidCool Technology. A empresa diz que se inspira nas soluções de refrigeração utilizadas na indústria aeroespacial e que essa tecnologia pode dobrar a eficiência de resfriamento das câmaras de vapor.

xiaomi-anuncia-tecnologia-que-dobra-a-eficiencia-de-resfriamento-das-camaras-de-vapor
Imagem: Reprodução | Gizmochina

“A tecnologia Loop LiquidCool utiliza um efeito capilar que atrai o agente de resfriamento líquido para a fonte de calor, vaporiza e, em seguida, dispersa o calor de forma eficiente em uma área mais fria até que o agente se condense e seja capturado por meio de um canal de circuito fechado unidirecional”.

Além disso, ela possui um sistema de heat pipe anular que é composto por um evaporador, um condensador, uma câmara de recarga, bem como tubos de gás e líquido. Assim, quando colocado em fontes de calor, o evaporador possui um refrigerante que evapora em gás quando o smartphone está sob alta carga de trabalho. O gás e o fluxo de ar são então difundidos para o condensador, onde o gás se condensa novamente em líquido. Esses líquidos são absorvidos e coletados por meio de pequenas fibras na câmara de recarga, que reabastece o evaporador, tornando-o um sistema autossustentável.

Resfriamento de câmaras de vapor

Os sistemas Câmeras de vapor convencionais não possuem canais separados para gases e líquidos, gás quente e líquidos frios se misturam e se obstruem. A bomba em forma de anel apresenta um design especial de tubo de gás, que reduz bastante a resistência à passagem de ar em 30% e a capacidade máxima de transferência de calor é aumentada em até 100%.

Ele adiciona uma válvula Tesla, que é uma válvula unidirecional que permite que o líquido passe pelo evaporador enquanto bloqueia o movimento dos gases na direção incorreta, permitindo maior eficiência na circulação de gás/líquido em todo o sistema.

Além disso, isso também torna possível adotar e empilhar a Tecnologia Loop LiquidCool em qualquer tipo de design interno. A empresa diz, inclusive, que um loop em forma de quadrado permitirá mais espaço para a bateria, módulo de câmera e muito mais.

A empresa afirma que oferece o dobro da capacidade de resfriamento em comparação com as soluções convencionais de câmaras de vapor. Ela deve trazer essa tecnologiapara seus produtos no segundo semestre do próximo ano.

Via: Gizmochina

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.