Xiaomi permitirá que você desative a coleta de dados no modo de navegação anônima

Por Leonardo Santana 2 minutos de leitura
Imagem: REUTERS | Abhishek N. Chinnappa.

A Xiaomi respondeu a alegações recentes de práticas abusivas de privacidade e coleta de dados ao atualizar o Mi Browser, o Mi Browser Pro e o Mint Browser.

A empresa foi criticada por usuários e especialistas em segurança depois que uma reportagem da Forbes detalhou como seus navegadores coletavam uma quantidade preocupante de dados do usuário.

Xiaomi permitirá que você desative a coleta de dados no modo de navegação anônima

Segundo a reportagem, especialistas em segurança cibernética descobriram que os navegadores da Xiaomi registravam todos os dados de navegação na web de um usuário, mesmo no modo de navegação anônima. O mais preocupante é que os pesquisadores apresentaram evidências de que os dados, incluindo identificadores exclusivos de dispositivos, estavam sendo enviados para servidores remotos com “codificação facilmente quebrável”.

A Xiaomi negou as alegações e disse que todos os dados coletados são enviados aos seus servidores de forma anônima. Além disso, a Xiaomi negou que os dados de navegação estivessem sendo gravados no modo de navegação anônima.

Imagem: The Next Web.

Atualizações do Mi Browser e do Mint Browser

Como parte de uma resposta adicional, a Xiaomi agora está introduzindo uma nova configuração para o modo de navegação anônima nos navegadores Mi e Mint. Assim, essa nova opção permitirá que os usuários optem por não coletar dados agregados no modo de navegação anônima.

As versões mais recentes dos navegadores são: Mi Browser/Mi Browser Pro v12.1.4 e Mint Browser v3.4.3. Agora, essas atualizações devem estar disponíveis em todos os navegadores da Google Play Store.

Além disso, a Xiaomi foi acusada de coletar dados sobre pastas, telas e configurações abertas em seus telefones. A empresa não esclareceu muito sobre essa prática, exceto uma declaração genérica. Ela diz:

Todos os dados de uso coletados são baseados em permissão e consentimento dados explicitamente por nossos usuários.

Fonte: Android Authority

Share This Article
Sair da versão mobile