Xiaomi quer que o Android se livre dos APKs, mas o Google não deixará isso acontecer!

A Xiaomi parece não gostar que os usuários instalem aplicativos extraídos de arquivos APK. Segundo a marca, isso equivaleria a dar acesso ao que ela se descreve como “recursos privados”. Xiaomi quer que o Android se livre dos APKs, mas o Google não deixará isso acontecer!

O Android e os APKs

O Android é conhecido por sua grande liberdade. Especialmente quando se trata de instalar aplicativos que não vêm diretamente da Play Store, como o que pode ser feito com arquivos APK que permitem acesso direto a versões mais antigas de determinados aplicativos, a versões disponíveis apenas em determinadas regiões, para poder enviá-los a outras pessoas.

Essa possibilidade parece não agradar a Xiaomi. O fabricante chinês teria algumas ideias muito pessoais sobre esse assunto. Como se quisesse proteger um segredo que, certamente, o Google não deixará que isso aconteça.

Protegendo um “segredo”

A empresa chinesa não parece ser uma das defensoras dessa prática. Como Mishaal Rahman nos diz no Twitter, um desenvolvedor da Xiaomi tomou a liberdade de enviar uma nova proposta ao Android Open Source Project que visaria impedir que os proprietários de smartphones que executam o sistema operacional pudessem extrair arquivos APK de seus dispositivos.

“Um engenheiro da Xiaomi enviou um patch ao AOSP que adicionaria uma política SELinux bloqueando o usuário do shell de pegar arquivos de dados APK porque eles “podem incluir alguns recursos privados”, disse no Twitter.

O motivo desse bloqueio, segundo a marca, é o desejo de proteger o que considera ser “?recursos privados “. O desenvolvedor em questão sugere que, em vez de APKs, os aplicativos sejam disponibilizados apenas na Play Store ou em outra loja de aplicativos confiável. Felizmente para os usuários, o Google parece discordar.

Google considera o projeto inconsistente

Um funcionário do Google chegou a apontar a falha na proposta da Xiaomi, nomeadamente que impediria a extração de APKs apenas numa versão estável do Android. Algumas pessoas um pouco mais informadas teriam, portanto, apenas que instalar uma versão dedicada aos desenvolvedores para poder continuar extraindo esses arquivos. O método estaria, portanto, fadado ao fracasso.

Desde então, vários funcionários do Google se manifestaram contra essa ideia, que elevaria o conteúdo de um APK ao nível de “segredo industrial”. O Google, portanto, não pretende deixar esse tipo de prática se desenvolver e isso certamente é uma excelente notícia para os usuários do Android que podem contar com a empresa que desenvolve o Android para trazer ordem e paz ao seu ecossistema.

Via: FRAndroid

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile