Xiaomi Redmi Note 7 consegue rodar o Ubuntu Touch graças a um desenvolvedor

Há muito tempo, a Canonical decidiu matar o projeto do Ubuntu Touch voltado a celulares. Ou, pelo menos, ele decidiu que não deveriam desenvolvê-lo, porque isso dificultaria o desenvolvimento do sistema operacional de desktop. Após ser abandonado, o Ubuntu Touch passou a ser desenvolvido pela UBports, que também resolveu fazer grandes modificações no sistema, inclusive mudando o nome do mesmo para Lomiri (Unity 8). Porém, não são apenas eles que estão trabalhando para manter a versão de smartphone do Ubuntu em andamento. Recentemente, fãs do sistema conseguiram de forma inédita executar o Ubuntu Touch ou Lomiri em um aparelho da Xiaomi, o Redmi Note 7.

Xiaomi Redmi Note 7 consegue rodar o Ubuntu Touch graças a um desenvolvedor

O Redmi Note 7 é um telefone da marca chinesa Xiaomi que foi lançado pela primeira vez no final de fevereiro de 2019, por isso tem apenas um ano. Como a grande maioria dos smartphones, ele usa o sistema operacional Android por padrão, mas um desenvolvedor pensou que seria bom usá-lo com o Ubuntu Touch e foi exatamente isso que ele fez. O resultado pode ser visto nos seguintes tweets, onde ele compartilhou um vídeo e fotos com o resultado de seu feito.

No vídeo acima, podemos ver muito pouco: um telefone que parece ser o mencionado Redmi Note 7, movendo-se através do que parece ser a interface do recém-batizado LomiriO telefone parece estar funcionando bem. No entanto, não é possível garantir a verdadeira performance pois poucos detalhes foram mostrados. O que dá para saber é que o sistema funciona. Não há, portanto, um vídeo completo gravado, nem capturas de tela. Esta seria, sim, a maneira correta de demonstrar esse tipo de façanha, porque os vídeos são mais difíceis de manipular.

 

O desenvolvedor que fez isso é Danct12 e sabemos que ele está trabalhando nisso, mas também que nem tudo ainda não está prontoQuando estiver, ele compartilhará sua conquista com a comunidade de usuários.

Ubunlog

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile