Xournal++ 1.2.0 vem com ferramentas aprimoradas de anotação de PDF

Xournal++ 1.2.0 vem com ferramentas aprimoradas de anotação de PDF
Xournal++ 1.2.0 vem com ferramentas aprimoradas de anotação de PDF

Para quem precisa fazer anotações em arquivos de PDF, acaba de sair uma atualização muito interessante do aplicativo Xournal++. Assim, o novo Xournal++ 1.2.0 está disponível para download e vem com ferramentas aprimoradas de anotação de PDF. Portanto, aqueles que precisam fazer anotações em PDFs acharão uma atualização particularmente atraente.

Xournal++ é uma ferramenta de anotações de código aberto para fazer anotações em PDFs, desenhar esboços digitais e fazer anotações manuscritas. É multiplataforma, construído em C++ e utiliza GTK3 para sua GUI. Se o nome é familiar, é porque é um fork reescrito e aprimorado do Xournal.

Vejam aqui o que há de novo no Xournal++, mas seu conjunto de recursos existente já cobre os fundamentos básicos: tipos de caneta, formas, setas, linha e estilos de linha, cores, caixas de entrada de texto, diferentes fundos de página. Além disso, merecem destaque as configuração da interface do usuário, opções de layout; importação e exportação de arquivos etc.

Xournal++ 1.2.0 vem com ferramentas aprimoradas de anotação de PDF

A versão mais recente, Xournal++ 1.2.0, está sendo preparada há 2 anos. Assim, o log de alterações que acompanha esta atualização é substancial. Não posso verificar tudo o que foi alterado na atualização, mas posso destacar as adições e aprimoramentos mais notáveis.

Um par de novas ferramentas de seleção de texto PDF – “Selecionar texto PDF linear” e “Selecionar texto PDF em retângulo” – estão incluídas. Isso torna possível selecionar texto no ‘fundo’ de um PDF (ou seja, texto normal em um PDF, não texto que foi adicionado usando as ferramentas deste aplicativo).

Xournal++ 1.2.0 vem com ferramentas aprimoradas de anotação de PDF
Xournal++ melhora as ferramentas de seleção de texto em PDF

O texto pode ser selecionado usando seleção linear (ou seja, em linhas) ou usando seleção de área. Os botões fornecidos com essas ferramentas facilitam a cópia do texto selecionado para a área de transferência; destacá-lo; aplique um tachado; ou aplique um traço embaixo, ou seja, sublinhado.

Além disso, as novas ferramentas de esquadro e compasso permitem medir elementos dentro de um documento, bem como fornecer um guia para desenhar, por exemplo, linhas retas usando o esquadro e círculos, arcos e radiais com o compasso.

O editor LaTeX do Xournal++ 1.2.0 foi reimplementado usando a biblioteca gtksourceview. Isso traz uma série de recursos, incluindo entrada multilinha, realce de sintaxe (configurável), desfazer/refazer, quebra de linha e um editor de código redimensionável.

Há também um novo plug-in de exportação . Quando ativado, permite que o documento ativo seja exportado/salvo como PDF, SVG ou PNG usando os atalhos de teclado shiftaltpshiftaltsshiftalt+, respectivamente.

Outras mudanças:

  • Suporte para paletas de cores personalizadas (usando o formato .gpl)
  • O seletor de cores agora usa a cor atualmente selecionada por padrão
  • Importar/colar/salvar em qualquer formato de imagem suportado pelo GDK Pixbuf
  • Melhorias na ferramenta Stroke, incluindo o estilo ‘seta dupla’
  • Configuração para ajustar a visibilidade de uma borracha ativada por caneta
  • Ferramenta Eraser reescrita – agora mais rápida e confiável
  • Item da barra de ferramentas “Exportar como PDF” adicionado
  • Novas APIs de plug-ins

Também há muitas – e quero dizer muitas – correções de bugs, buffs de estabilidade e otimizações de código. Diz-se que o desempenho melhorou graças a um sistema de renderização refatorado que elimina redesenhos desnecessários (além disso, para aqueles no macOS, uma melhoria na versão GTK).

Xournal++ 1.2.0 é um software livre e de código aberto. Os downloads da versão mais recente para Windows, macOS e Linux estão disponíveis na página GitHub do projeto.

Os usuários do Linux podem escolher Snap, Flatpak (via Flathub), Deb, AppImage ou versões binárias/fonte.

Fonte