YouTube impede que usuários com adblock ativo assistam a vídeos

Os usuários reclamam do número cada vez maior de propagandas no Youtube.

Quem usa adblock para impedir os anúncios que aparecem no Youtube está te.ndo uma surpresa nada agradável. É que o Google começou a implementar uma mudança em que o YouTube impede que usuários com adblock ativo assistam a vídeos. Isso ocorre em um período em que os usuários reclamam que a publicidade no YouTube está começando a ficar fora de controle. 

Atualmente, a plataforma tortura seus usuários com uma boa quantidade de anúncios em cada vídeo, obrigando assim muitos a experimentar o serviço de assinatura YouTube Premium para remoção de anúncios e outros recursos adicionais.

A solução escolhida pela grande maioria dos usuários é instalar um bloqueador de anúncios na forma de uma extensão do navegador. No entanto, podemos não estar tão longe do fato de que a plataforma também nos impedirá de desfrutar de seus vídeos se tivermos o adblock ativado. E é que já começou a fazer testes para restringir a reprodução de vídeos para os usuários que possuem um bloqueador de anúncios instalado.

O YouTube quer impedir a reprodução de vídeos se você tiver o adblock ativado

Embora pudéssemos relatar as mensagens de aviso que apareciam para alguns usuários há algum tempo, parece que o YouTube fez a outro teste global envolvendo alguns usuários de sua plataforma.

Como a plataforma confirmou ao The Verge, eles estão realizando um experimento em pequena escala no qual impedem que usuários que tenham um bloqueador de anúncios instalado assistam a vídeos, dizendo-lhes para mudar para o YouTube Premium.

Imagem: u/Reddit_n_Me (Reddit)

Os testes mostram que, se o usuário reproduzir mais de três vídeos com um bloqueador de anúncios, um aviso do YouTube é acionado para fazer com que o usuário desative o bloqueio de anúncios ou experimente o YouTube Premium.

“A detecção de bloqueadores de anúncios não é nova, e outros sites pedem regularmente aos usuários para desativar os bloqueadores de anúncios”, disse Oluwa Falodun, porta-voz do Google, ao The Verge. O YouTube insiste que o usuário receberá notificações repetidas solicitando que desativemos o bloqueador de anúncios e experimente o YouTube Premium. No entanto, se os avisos se repetirem, a plataforma pode até nos impedir de reproduzir vídeos.

YouTube impede que usuários com adblock ativo assistam a vídeos

“Levamos a desativação da reprodução muito a sério e só desativaremos a reprodução se os espectadores ignorarem solicitações repetidas para permitir anúncios no YouTube”, continuou Falodun. “Nos casos em que os espectadores acreditam que foram sinalizados falsamente como um bloqueador de anúncios, eles podem denunciá-lo clicando no link do anúncio”, disse a porta-voz.

O fato de não ser a primeira vez que o YouTube realiza testes desse estilo indica que mais cedo ou mais tarde podemos parar de assistir a vídeos no YouTube se tivermos um adblock e não formos assinantes do Premium.

Lembremos que no ano passado tivemos evidências de que o YouTube torturava alguns de seus usuários com até 10 clipes de anúncios sem conseguir ignorá-los em outro de seus testes. Além disso, a empresa anunciou em maio que anúncios de 30 segundos chegariam ao seu aplicativo de TV. A publicidade está cada vez mais presente na plataforma, e a paciência dos usuários está diminuindo cada vez mais.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile