in

Zabbix 4.4 é lançado

Ele é um sistema de monitoramento de rede.

Zabbix 4.4 é lançado

Após 6 meses de desenvolvimento, uma nova versão do sistema de monitoramento Zabbix 4.4 é lançado e está disponível. Ele é distribuído sob a licença GPLv2. Para aqueles que ainda não conhecem o Zabbix, devem saber que este é um Sistema de Monitoramento de Rede. Foi projetado para monitorar e registrar o status de vários serviços, servidores e hardware de rede. Usa MySQL, PostgreSQL, SQLite, Oracle ou IBM DB2 como um banco de dados. Seu back-end é escrito em C e o front-end da Web é escrito em PHP.

O Zabbix consiste em três componentes básicos:

Zabbix 4.4 é lançado

  • um servidor para coordenar verificações, gerar solicitações de teste e coletar estatísticas;
  • agentes para realizar verificações no lado de hosts externos;
  • interface para organizar o gerenciamento do sistema.

Para aliviar a carga do servidor central e formar uma rede de monitoramento distribuída, uma série de servidores proxy que agregam dados na verificação do grupo de hosts pode ser implementada.

Sem agentes, o servidor Zabbix pode receber dados usando protocolos como SNMP, IPMI, JMX, SSH/Telnet, ODBC e testar a disponibilidade de aplicativos da web e sistemas de virtualização.

Principais características do Zabbix 4.4 que é lançado

Zabbix 4.4 é lançado

Nesta nova versão do Zabbix 4.4, as especificações foram preparadas para projetar modelos para padronizar configurações. A estrutura dos arquivos XML/JSON é reduzida para um formulário apropriado para editar o modelo manualmente em um editor de texto normal. Os modelos existentes estão alinhados com as especificações propostas.

Uma base de conhecimento foi implementada para documentar elementos e gatilhos comprovados, que podem ser fornecidos com uma descrição detalhada, uma explicação dos objetivos da coleta de informações e instruções para ação em caso de problemas.

Zabbix 4.4 é lançado

Recursos avançados são apresentados para visualizar o estado da infraestrutura. capacidade de alterar as configurações do widget com um clique foi adicionada. Os conjuntos de gráficos são otimizados para visualização em telas panorâmicas e grandes painéis de parede.

Todos os widgets são adaptados para visualização no modo sem título. Um novo widget foi adicionado para mostrar protótipos gráficos. Um novo modo de visualização foi adicionado ao widget com estatísticas resumidas dos problemas.

Mais novidades

Zabbix 4.4 é lançado

Outra novidade é que um novo tipo de agente é apresentado: zabbix_agent2, escrito na linguagem Go e que fornece uma estrutura para desenvolver complementos para verificar vários serviços e aplicativos.

O novo agente inclui um programador interno com suporte para estabelecer um agendamento flexível para verificações e pode rastrear o status entre as verificações (por exemplo, mantenha a conexão DBMS aberta). Para economizar tráfego, o envio de dados recebidos no modo em lote é suportado.

O novo agente pode ser usado para substituir de forma transparente o antigo até agora, apenas na plataforma Linux.

Foi adicionada a capacidade de usar links da web e ações personalizadas e controladores de notificação ao detectar falhas de serviços controlados. Os drivers podem ser criados em JavaScript e usados para acessar serviços de entrega de notificações externas ou sistemas de rastreamento de erros. Por exemplo, você pode escrever um controlador para enviar mensagens problemáticas para o bate-papo corporativo.

Como instalar o Zabbix 4.4 no Ubuntu e derivados?

Se você deseja instalar este utilitário no seu sistema, pode fazê-lo abrindo um terminal (você pode usar a combinação de teclas Ctrl + Alt + T) e, digitando o seguinte:

wget https://repo.zabbix.com/zabbix/4.4/ubuntu/pool/main/z/zabbix-release/zabbix-release_4.4-1+bionic_all.deb
sudo dpkg -i zabbix-release_4.4-1+bionic_all.deb
sudo apt update
sudo apt -y install zabbix-server-mysql zabbix-frontend-php zabbix-apache-conf zabbix-agent

Como mencionado no início, o Zabbix utiliza um banco de dados para armazenar informações. Portanto, você deve ter um dos suportes já instalados no seu sistema, além de usar o Apache. Assim, a recomendação é instalar o Lamp. Depois que a instalação estiver concluída, devemos criar um banco de dados para o Zabbix, isso pode ser feito digitando:

sudo mysql -uroot -p
password
mysql> create database zabbix character set utf8 collate utf8_bin;
mysql> grant all privileges on zabbix.* to [email protected] identified by ‘contraseña’;
mysql> quit

Onde ‘password’ é a senha do seu banco de dados que você deve lembrar ou anotar para posteriormente colocá-lo em um arquivo de configuração.

Agora vamos importar o seguinte:

zcat /usr/share/doc/zabbix-server-mysql*/create.sql.gz | mysql -uzabbix -p zabbix

editaremos o seguinte arquivo, onde colocaremos a senha do banco de dados:

sudo nano /etc/zabbix/zabbix_server.conf

E procuraremos a linha “DBPassword =” onde colocaremos a senha do banco de dados.

Agora vamos editar o arquivo

 /etc/zabbix/apache.conf:

E procuramos a linha “php_value date.timezone” que removeremos o comentário (removendo #) e colocaremos nosso fuso horário (no caso, o Brasil):

php_value date.timezone America/Brazil

Finalmente, reiniciaremos o serviço com:

sudo systemctl restart zabbix-server zabbix-agent apache2
sudo systemctl enable zabbix-server zabbix-agent apache2

Para acessar o Zabbix, você pode fazê-lo no seu navegador da Web, acessando a rota (no caso de um servidor) http://server_ip_or_name/zabbix ou em um computador local localhost/zabbix

Se você quiser saber mais sobre o uso do Zabbix 4.4 que é lançado, consulte o seguinte link.

Fonte: Ubunlog

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Freespire 5.0 Linux lançado com o Kernel 5.0

Freespire 5.0 Linux lançado com o Kernel 5.0

Dispositivos de IoT para animais de estimação? Claro que sim!

Dispositivos de IoT para animais de estimação? Claro que sim!