Zink está implementando suporte ao OpenGL 3.0 sobre o Vulkan

Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV

O Zink foi uma das inovações do Mesa e Gallium3D que obteve status de principal em 2019 por oferecer suporte ao OpenGL no topo dos drivers de hardware da Vulkan. Embora seja uma abordagem interessante, até agora apenas o suporte datado do OpenGL 2.1 foi exposto. No entanto, o esforço liderado pela Collabora está se aproximando dos recursos do OpenGL 3.0. Resumindo, portanto, o Zink está implementando suporte ao OpenGL 3.0 sobre o Vulkan.

O Zink pode desempenhar um papel vital no futuro, quando os fornecedores de hardware da GPU começarem a se concentrar exclusivamente no suporte ao Vulkan ou, pelo menos, deixar de lado o suporte ao OpenGL para as futuras gerações de hardware.

Zink está implementando suporte ao OpenGL 3.0 sobre o Vulkan

Embora as principais limitações dessa camada genérica do OpenGL sobre o Vulkan sejam o Zink muito lento em comparação com os drivers de hardware dedicados e que apenas o OpenGL 2.1 tenha sido exposto até o momento.

Parece que em breve o OpenGL 3.0 poderá ser lançado para o Zink, embora ainda esteja muito longe do suporte ao OpenGL 4.5 ~ 4.6.

Entre outros comprometimentos recentes com o Zink, da arqivo principal do Mesa, por Erik Faye-Lund, da Collabora, está o suporte ao texelFetch como um passo mais próximo do GL 3.0.

Esse e outros trabalhos aproximam o Zink de expor o GL 3.0. Entretanto, mesmo assim, muitos jogos do Linux exigem o OpenGL 3.2 ou o OpenGL 4.x, o que ainda levará um tempo. Sem mencionar a necessidade de aprimorar ainda mais os recursos de desempenho desse GL-over Implementação -VLK. No entanto, este não deixa de serum empolgante progresso dos drivers gráficos de código aberto.

Esta foi uma das principais melhorias feitas no ano passado em relação ao Mesa. Porém, se quiser acompanhar todo o trabalho ao longo de 2020 em relação a ele, as estatísticas do Mesa Git estão disponíveis desde o dia primeiro de janeiro aqui.

Fonte: Phoronix

Sair da versão mobile