Zoom treina seu modelo de IA com alguns dados do usuário, sem oferecer uma opção de exclusão

O Zoom mudou seus termos de serviço, exigindo que os usuários permitissem que a IA treinasse todos os seus dados sem oferecer uma opção de exclusão. A atualização entrou em vigor a partir de 27 de julho e aceitar os usuários do ToS dará ao Zoom o direito de utilizar alguns aspectos dos dados do cliente para treinar seus modelos de IA.

Zoom atualiza termos e treina seu modelo de IA com alguns dados do usuário

A Zoom pode usar as informações do cliente sobre uso do produto, dados de telemetria e diagnóstico e conteúdo ou dados semelhantes coletados pela empresa para treinar sua IA. Os usuários não têm opção de exclusão.

10.2 Dados Gerados pelo Serviço; Consentimento para Uso. O Conteúdo do Cliente não inclui quaisquer dados de telemetria, dados de uso do produto, dados de diagnóstico e conteúdo ou dados semelhantes que a Zoom coleta ou gera em conexão com seu uso ou uso dos Serviços ou Software por você ou por seus Usuários Finais (“Dados Gerados pelo Serviço”). Entre você e a Zoom, todos os direitos, títulos e interesses relativos aos Dados Gerados pelo Serviço, e todos os Direitos de Propriedade neles contidos, pertencem e são retidos exclusivamente pela Zoom. Você concorda que a Zoom compila e pode compilar Dados Gerados pelo Serviço com base no Conteúdo do Cliente e no uso dos Serviços e Software.

Você concorda com o acesso, uso, coleta, criação, modificação, distribuição, processamento, compartilhamento, manutenção e armazenamento de Dados Gerados pelo Serviço da Zoom para qualquer finalidade, na medida e da maneira permitida pela Lei aplicável, inclusive para fins de produto e desenvolvimento de serviços, marketing, análise, garantia de qualidade, aprendizado de máquina ou inteligência artificial (inclusive para fins de treinamento e ajuste de algoritmos e modelos), treinamento, teste, melhoria dos Serviços, Software ou outros produtos da Zoom, serviços e software, ou qualquer combinação dos mesmos, e conforme disposto neste Contrato.

Além do exposto, se, por qualquer motivo, houver quaisquer direitos em tais Dados Gerados pelo Serviço que não sejam atribuídos à Zoom sob esta Seção 10.2 ou conforme disposto neste Contrato, você, por meio deste, cede incondicional e irrevogavelmente e concorda em ceder a Zoom em seu nome, e você fará com que seus Usuários Finais atribuam incondicional e irrevogavelmente e concordem em atribuir à Zoom todos os direitos, títulos e interesses relativos aos Dados Gerados pelo Serviço, incluindo todos os Direitos de Propriedade relacionados a eles.

As mudanças ocorrem enquanto especialistas em privacidade e IA discutem como o modelo baseado em ML e IA deve ser treinado usando os dados dos usuários. Isso ainda pode trazer algum problema para a empresa, judicialmente falando.

A Zoom destacou que não usará mensagens de áudio, vídeo ou chat sem o consentimento do cliente:

É importante para nós da Zoom capacitar nossos clientes com soluções de comunicação inovadoras e seguras. Atualizamos nossos termos de serviço (na seção 10.4) para confirmar ainda mais que não usaremos áudio, vídeo ou conteúdo de cliente de bate-papo para treinar nossos modelos de inteligência artificial sem o seu consentimento.

A empresa explicou que o conteúdo de seus usuários será usado apenas para melhorar sua experiência, aumentando a precisão dos serviços de IA. No entanto, essa prática pode render alguns processos a empresa.

Via: Security Affairs
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile