Zorin OS 16 ganha novo visual em versão beta

Se você é fã de uma distribuição Linux focada na beleza, estabilidade e que tenha como base o Ubuntu, aguarde a nova versão do Zorin OS, a 16, que ganha um novo visual em sua mais nova versão beta anunciada esta semana. O anúncio partiu do Zorin Group. Eles também prometem melhor desempenho do sistema operacional neste que será o “lançamento mais avançado de todos os tempos”. Lembrando que o Zorin OS 16 é baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).

O Zorin OS 16 foi atualizado com uma aparência renovada e refinada fora da caixa. Introduzimos um tema padrão novo e mais sofisticado que é mais agradável aos olhos. Você encontrará toques detalhados e animações encantadoras em todo o sistema que elevam sua experiência de computação.

Zorin OS 16 desktop padrão

Também introduzimos novas ilustrações e papéis de parede para a área de trabalho. Fora da caixa, você é saudado com um papel de parede dinâmico que muda de acordo com a hora do dia.

Papel de parede de montanha dinâmico

A tela de bloqueio agora exibe uma versão borrada do papel de parede da área de trabalho.

Tela de bloqueio

Visual agradável

O novo visual do Zorin OS 16 consiste em um novo tema que é mais agradável aos olhos e apresenta belas animações, novas artes e papéis de parede, bem como tela de bloqueio renovada que apresenta uma versão desfocada do fundo da área de trabalho. Você confere os prints oficiais logo acima.

Rapidez

Segundo os desenvolvedores, a distribuição também será bem mais rápida em seu desempenho.

a área de trabalho é muito mais rápida em uma ampla variedade de hardware, antigo e novo. Otimizações de desempenho foram feitas em todos os níveis do sistema operacional, desde o kernel até o ambiente de desktop. Os aplicativos abrem mais rápido, as animações são mais suaves e os tempos de carregamento são reduzidos para que você possa passar mais tempo sendo produtivo.

Flathub agora incluído

Serão mais aplicativos disponíveis para instalação na loja de software no Zorin OS 16. Isso graças à adição do repositório Flathub. 

Agora o Zorin OS vem pré-carregado com os catálogos de aplicativos do Flathub, a loja Snap e os repositórios APT do Ubuntu e Zorin OS, bem como a capacidade de instalar pacotes .deb e AppImage e aplicativos do Windows (opcionalmente usando WINE). Graças a isso, o Zorin OS 16 tem a maior biblioteca de aplicativos disponíveis prontos para uso de qualquer desktop de código aberto de todos os tempos.

Gerenciadores de pacotes com suporte

Novas formas de usar o touchpad também estão nesta nova versão. Veja como deve ser o funcionamento:

Novo aplicativo gravador de som

O novo aplicativo Gravador de som oferece uma maneira simples e bonita de gravar áudio e fala e reproduzi-los. Esteja você criando um memo de voz para si mesmo ou produzindo um podcast, o aplicativo Sound Recorder se adapta ao seu fluxo de trabalho e torna a gravação de áudio sem esforço.

Gravador de som

Uma barra de tarefas mais personalizável

O desktop Zorin OS 16 agora está mais personalizável do que nunca, graças às novas configurações da barra de tarefas e do painel. Basta clicar com o botão direito na barra de tarefas para acessar as Configurações da barra de tarefas, onde agora você pode:

  • Mova o painel para o lado esquerdo ou direito da tela, além das partes superior e inferior
  • Defina a transparência e o tamanho do painel
  • Exibir o painel em vários monitores
  • Mostrar / ocultar e mover os botões e indicadores do painel
  • Escolha exibir apenas ícones da barra de tarefas para aplicativos em execução na área de trabalho ou monitor atual
  • Altere o comportamento ao clicar ou rolar os ícones do aplicativo na barra de tarefas
  • Mostrar / ocultar visualizações de janela e dicas de ferramentas ao passar o mouse sobre os ícones do aplicativo da barra de tarefas
  • Mostrar / ocultar automaticamente o painel de forma inteligente

Aparência Zorin redesenhada

Falando em personalização, agora há o Zorin Appearance ainda mais fácil de usar e navegar. A aparência do Zorin permite que você selecione um layout de área de trabalho diferente, altere o aplicativo e o tema do ícone, selecione a fonte da área de trabalho e faça outros ajustes em sua área de trabalho para torná-la verdadeiramente sua.

O Zorin OS 16, atualiza o layout do aplicativo para tornar ainda mais fácil encontrar opções de personalização, com as guias de categoria movidas do topo para o lado esquerdo da janela. Os layouts da área de trabalho também foram separados em uma guia dedicada e agora você pode definir o tamanho dos ícones da área de trabalho independentemente do aplicativo Arquivos.

Em breve: novo layout de área de trabalho semelhante ao Windows 10X

Zorin OS 16 ganha novo visual novo em versão beta

Estamos introduzindo um layout de área de trabalho totalmente novo no Zorin Appearance que se assemelha à interface padrão do Windows 10X. Ele apresenta uma IU moderna e simplificada que se adapta bem a computadores com touchpads, mouses ou telas sensíveis ao toque. O novo menu de grade, os ícones da barra de tarefas e o botão de visão geral das atividades são colocados na frente e no centro para fácil acesso e navegação sem esforço em telas de todos os tamanhos. O layout de desktop semelhante ao do Windows 10X estará disponível como uma opção no Zorin OS 16 Ultimate, que será lançado com a versão estável inicial do Zorin OS 16 neste verão.

Modo Gelatina

O Modo Jelly promete mudar a forma como você usa seu computador para sempre. Quando ativadas, as janelas oscilam quando movidas pela área de trabalho e se comprimem nos ícones dos aplicativos quando minimizadas. Você pode habilitar o modo Jelly na guia Interface em Zorin Appearance para dar à sua área de trabalho uma sensação mais fluida.

Aviso: lembre-se de que este pré-lançamento não é recomendado para instalação em máquinas de produção, pois pode haver problemas de estabilidade.

Baixe o Zorin OS 16 Core Beta

Artigos recentes

Artigos relacionados