Zorin OS 17 Beta lançado com configurações rápidas e área de trabalho espacial

Zorin OS 17 é baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e terá suporte até pelo menos abril de 2027.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

A distribuição Zorin OS 17 Beta lançado com configurações rápidas e área de trabalho espacial. Zorin OS 17 é baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e terá suporte até pelo menos abril de 2027. Hoje, a equipe do Zorin OS anunciou a disponibilidade geral para testes públicos da versão beta do próximo lançamento do Zorin OS 17, que promete recursos novos e interessantes.

Derivado da série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo, mais especificamente do lançamento pontual Ubuntu 22.04.3 LTS com o kernel Linux 6.2 e pilha gráfica Mesa 23.0, o Zorin OS 17 beta está aqui para apresentar um muito experiência de desktop refinada e moderna.

Embora seja baseado no Ubuntu 22.04 LTS, que usa a série de ambientes de desktop GNOME 42, o Zorin OS 17 beta vem com um desktop GNOME mais recente, ou seja, GNOME 43. Portanto, vem com Configurações Rápidas, tema GTK4 completo, uma experiência avançada de janela lado a lado, um novo Modo de energia, uma nova experiência de captura de tela e gravação de tela, bem como um novo e refinado recurso de visão geral de atividades.

Zorin OS 17 Beta lançado com configurações rápidas e área de trabalho espacial

Ele também apresenta um novo recurso multitarefa chamado Spatial Desktop, que inclui dois efeitos de área de trabalho para tornar a área de trabalho do Zorin OS mais divertida de usar, ou seja, Desktop Cube e Spatial Workspace Switcher. Eles não estão habilitados por padrão, então você precisará ativá-los na ferramenta Zorin Appearance em Efeitos.

“Com o novo Desktop Cube, você pode alternar entre espaços de trabalho em 3D. As janelas do seu aplicativo flutuam na superfície da área de trabalho com um efeito de paralaxe, para que você possa ver por trás delas”, disse a equipe do Zorin OS. “Há também o novo Spatial Window Switcher, que substitui a caixa de diálogo plana padrão Alt+Tab e Super+Tab por um alternador de janela 3D.”

O menu Zorin foi reformulado com um recurso de pesquisa universal que permite pesquisar o que você precisa em ainda mais lugares e com a nova categoria “Todos os Aplicativos” você poderá navegar por todos os seus aplicativos em uma lista ordenada em ordem alfabética.

Mais detalhes

Como mencionado anteriormente, o Zorin OS 17 beta está usando a série de ambientes de desktop GNOME 43, mas muitos dos aplicativos GNOME pré-instalados são mantidos nos números de versão da pilha GNOME 42 incluída na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) upstream.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Zorin OS 17 apresenta pop-ups de status mais finos para volume e brilho, compartilhamento remoto da área de trabalho com RDP, uma seleção de aplicativos pré-instalados mais simplificada na edição Zorin OS Core, suporte para hardware mais recente e um logotipo atualizado.

Por último, o Zorin OS 17 também promete dois novos layouts que imitam o antigo ambiente de desktop GNOME 2 e o desktop Chrome OS do Google, mas eles estarão disponíveis apenas na edição Zorin OS 17 Pro.

Zorin OS 17 beta está disponível para download agora mesmo no site oficial. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que pode incluir bugs ou recursos inacabados, portanto, não instale e use-a para trabalhos de produção.

A versão final e estável do Zorin OS 17 aparecerá no final deste mês. Essa versão terá suporte com atualizações básicas e correções de segurança até abril de 2027. Uma vez estável, será possível atualizar o Zorin OS 16 para 17 diretamente.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.