Dicas

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram

0
10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram
10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram

Quando se trata de mensagens, para a maioria de nós, a prioridade será o WhatsApp. De fato, a razão por trás disso é muito óbvia, é fácil de usar. Mas e se eu disser que o Telegram é uma opção muito melhor que o WhatsApp? Neste artigo, eu compartilhei alguns dos truques mais legais do aplicativo de mensagens Telegram com o intuito de fazer justiça à minha declaração. Portanto, veja neste artigo 10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram

Primeiramente, devemos estar familiarizados com as razões pelas quais o Telegram é melhor do que o WhatsApp.

1 – Armazenamento na nuvem

O Telegram oferece facilidade de armazenamento em nuvem para seus usuários, por conseqüência não há preocupação com armazenamento. Ou seja, todos os seus textos, imagens, áudio e vídeos estarão seguros e protegidos em nuvem. Não ter que me preocupar com nenhum backup, pois o Telegram cuidará disso sozinho, já é um motivo que me faria abandonar o WhatsApp.

2 – Recurso Nome de Usuário

Um Nome de usuário permite que você se comunique com qualquer pessoa no Telegram, mesmo que você não tenha o número de telefone. Aliás, é uma característica muito segura e útil, no meu ponto de vista, para aquelas pessoas que realmente não querem compartilhar seus detalhes de contato com ninguém.

3 – Compressão de Mídia

Enquanto o WhatsApp não oferece essa opção, pelo contrário, o Telegram permite que você comprima qualquer tipo de arquivo de mídia (imagens ou vídeos) que você deseja enviar.

4 –  Envie qualquer tipo de arquivo

Você pode enviar qualquer tipo de arquivo usando o Telegram. Assim sendo não existem tantas limitações, como no caso do WhatsApp.

5 – Sessões Múltiplas

Você consegue abrir o Telegram em vários dispositivos ao mesmo tempo e ainda assim ser capaz de receber mensagens em todos eles.

10 Truques sobre o Telegram

1 – Desativando Pré-visualização de mensagens

Às vezes estamos num encontro com nossos colegas ou amigos e simplesmente não queremos que eles vejam uma notificação de mensagem de certa pessoa que estamos conversando. Se você está preocupado com sua privacidade, então navegue até Configurações -> Notificações e Sons -> Prévia da Mensagem e desative. Dessa forma, o Telegram está garantindo sua total privacidade e controle.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 01

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 01

2 – Pesquisar mensagens

Visto que pode levar um bom tempo para olhar e procurar uma mensagem específica que você queira rever ou responder, o Telegram tem um recurso chamado pesquisa de mensagens. Por esse recurso, você pode encontrar facilmente as mensagens que deseja no meio de longas conversas. Para procurar uma mensagem, toque em qualquer contato que você deseja, então toque no ícone de três pontos que irá aparecer e selecione “Busca”. Logo após isso, um teclado aparecerá e você terá que digitar os termos que deseja pesquisar e então pressionar o botão de busca. Você verá em destaque o texto que procura.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 02

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 02

3 – Alteração de nome de usuário

Se você não quiser compartilhar seus dados de contato ou nome real, então você pode facilmente alterar seu nome de usuário. Isso permite que o usuário esconda sua identidade real se acaso não estiver confortável em compartilhá-la. Para alterar o nome de usuário, vá até Configurações -> toque em Nome de usuário -> Alterar e salvar.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 03

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 03

4 – Notificações personalizadas e cores do LED

Você pode selecionar diferentes cores de notificação para diferentes contatos. Sim, este recurso também existe no Whatsapp, mas o mesmo não permite escolher cores personalizadas para as notificações. Então teríamos que instalar separadamente aplicativos de terceiros para fazer isso. Mas no Telegram, você pode entrar em informações do contato -> Notificações -> Personalizar e, em seguida, selecionar a cor que você preferir.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 04

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 04

5 – Ativar notificações pop-up

Esse recurso pode agradar alguns usuários, ainda que para outros seja algo muito irritante. Eu pessoalmente gosto deste recurso, pois é muito útil quando estou no meio de uma conversa. A principal razão por trás disso é porque me permite responder diretamente da tela inicial. Para permitir que as notificações de pop-up sejam exibidas, precisamos acessar Configurações -> Notificações e Sons -> Notificações Pop-up e selecionar ‘Sempre mostrar pop-up’ ou ‘Somente com a tela desligada’. Como resultado, isso mostrará o pop-up mesmo quando o dispositivo estiver bloqueado.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 05

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 05

6 – Gerenciar downloads de mídia

O Telegram além de nos permitir gerenciar mídias com maior eficiência, também nos permite enviar um arquivo maior que 1GB facilmente. Eu acho isso uma grande vantagem do Telegram sobre qualquer outro aplicativo de mensagens nesse sentido. Por padrão, o download automático é definido para dados Wi-Fi e móveis, de modo que, para alterá-lo, vá até Configurações -> Dados e Armazenamento -> Baixar automaticamente.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 06

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 06

7 – Controle sobre o ‘Último Acesso’

Considero esse recurso muito útil em aplicativos de mensagens, pois permite que você veja quando foi a última vez que seus contatos estiveram online. No WhatsApp, ao desativar a visualização do seu último acesso, você também não poderá ver o último acesso dos outros. No entanto no Telegram, você pode escolher contatos específicos para os quais você deseja esconder sua última visualização. Para fazer isso vá até Configurações -> Privacidade e Segurança -> Último Acesso. Agora, defina quem pode ver seu último acesso e se quiser também pode Adicionar exceções.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 07

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 07

8 – Escondendo mídia do Telegram da Galeria

Pode haver alguma situação em que você receba algumas fotos privadas que você não quer que ninguém veja. Então, nesse caso, você esconde seus arquivos de mídia do Telegram da galeria. Sim é possível. Basta ir até Configurações -> “Salvar na Galeria”, e desativar. Uma vez que fizer isso, você está impedindo que a mídia do Telegram seja salva na galeria do seu telefone.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 08

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 08

9 – Bloqueie suas conversas

Sem dúvida esse é o maior recurso de privacidade que já vi em qualquer aplicativo. O Telegram permite bloquear seus registros de conversa para que ninguém possa lê-los. Para definir o bloqueio, vá para Configurações -> Privacidade e Segurança -> Senha de Bloqueio e ative-o, defina a senha para ele.

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 09

10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram 09

10 – Autodestruição de chats secretos

Certamente esse recurso é muito popular no Snapchat, igualmente no Telegram ele simplesmente destrói todas as mensagens que você envia. Entretanto vale salientar que este recurso funciona apenas para os chats secretos.

Dentro do chat secreto, no lado direito do aplicativo, você verá um botão de três pontos, toque nele e selecione “Ajustar tempo de autodestruição”. Defina esse temporizador para o limite desejado. O relógio começa a piscar no momento em que a mensagem é exibida na tela do destinatário (recebe duas verificações verdes). Assim que o tempo acabar, a mensagem desaparece em ambos os dispositivos. Por favor, note que o temporizador só se aplica a mensagens que foram enviadas depois que o timer foi definido. Assim sendo, não tem efeito em mensagens anteriores.

Então, esses foram os 10 Truques que você precisa saber sobre o Telegram para tirar o máximo proveito da experiência com o aplicativo.

Se você gostou do artigo compartilhe em suas redes sociais. Clique aqui para fazer parte do nosso canal do Telegram.

Até a próxima!

 

Alexandre Varga
Desde pequeno interessado em tecnologia. Desenhista projetista, amante de churrasco, estudante GNU/Linux e aprendiz de escritor!

    Extensão sugere novos sites e notícias no Firefox

    Previous article

    Confira as novidades do LibreOffice 6.1

    Next article

    You may also like

    Comments

    Comments are closed.

    More in Dicas