172 aplicativos maliciosos com mais de 335 milhões de instalações são encontrados na Play Store

172 aplicativos maliciosos com mais de 335 milhões de instalações são encontrados na Play Store

172 aplicativos maliciosos com mais de 335 milhões de instalações são encontrados na Play Store. Imagem: Reprodução / The Next Web

O Google precisa desesperadamente conter a disseminação de malware para Android. Somente em setembro, os pesquisadores descobriram um total de 172 aplicativos maliciosos na Play Store. A pior parte? Esses aplicativos haviam acumulado mais de 335 milhões de instalações no momento em que foram detectados por especialistas em segurança.

O adware foi responsável por 300.600.000 instalações, de acordo com dados do pesquisador de malware da ESET, Lukas Stefanko. Outros tipos de malware encontrados na Play Store incluem spam de assinatura, anúncios ocultos e software de assinatura premium de SMS. Curiosamente, embora houvesse 57 instâncias de software com anúncios ocultos, eles representavam menos de 5% de todas as instalações.

Crédito: Lukas Stefanko / Twitter

Vale ressaltar que os dados de Stefanko apenas indicam a quantidade de instalações que os aplicativos acumularam no momento em que foram sinalizados pelos pesquisadores de segurança. Ainda não está claro exatamente quantas vezes os aplicativos foram baixados no mês passado, mas a quantidade total de instalações é a maior causa de preocupação.

Pelo lado positivo, a maioria dos softwares prejudiciais parece ter sido eliminada pelo Google. Stefanko disse:

Se não todos esses aplicativos, definitivamente a maioria deles não está mais disponível no Google Play.

Stefanko monitora atividades maliciosas na Play Store mensalmente. Como ele explicou ao site The Next Web:

Todos esses aplicativos e números são baseados em pesquisas, blogs, relatórios e tweets publicados […] pela comunidade da infosec.

Problemas contínuos do Google com malware

Por outro lado, em julho, o Google hospedou um total de 205 aplicativos prejudiciais – instalados mais de 32 milhões de vezes – em sua plataforma de distribuição de software para dispositivos móveis, de acordo com dados de Stefanko.

Considerando que essa não é a primeira vez que a empresa lida com malware na Play Store, é hora de sua equipe de segurança procurar soluções alternativas. Neste ponto, parece que a empresa está perdendo gravemente a batalha contra software suspeito para Android.

Por fim, tenha muito cuidado com o tipo de software baixado e verifique quem o desenvolveu antes de clicar em “instalar”.

Neste artigo, você viu que 172 aplicativos maliciosos com mais de 335 milhões de instalações foram encontrados na Play Store.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: Google testa novo modo de atualizar o Android na Google Play Store

Sair da versão mobile