in

20 melhores softwares de VoIP e Vídeo Chat em Linux em 2019

Veja esta dica para se comunicar melhor usando Linux.

softwares de VoIP

A Internet tornou-se parte integrante da nossa vida ao longo das décadas. Chamadas de voz e chamadas de vídeo consistem em uma grande parte do nosso tempo gasto na internet. É um mercado amplo e não é surpresa que o Linux seja um participante significativo nesse campo. Há uma seleção de software de bate-papo por voz de alta qualidade para Linux. Assim, fica difícil escolher a melhor opção. Se, no entanto, você estiver procurando por um software Linux VoIP, você também não ficará desapontado. Neste post veja 20 melhores softwares de VoIP e Vídeo Chat em Linux em 2019.

VoIP vs programas de chat de voz: diferença mais simples

Muitas vezes vemos usuários ficam coçando a cabeça quando se trata de diferenciar entre o software VoIP Linux e os programas de bate-papo por voz. Para descobrir esse mistério, tentaremos resumir a principal diferença de conceitos entre esses dois. Um software VoIP é um programa que permite que os usuários usem o mecanismo de comunicação VoIP (Voice Over Internet Protocol) para fazer chamadas pela Internet. Esta é uma tecnologia bastante poderosa, já que os usuários agora podem fazer chamadas em todo o mundo sem ter que pagar caro para suas operadoras de celular.

O software de bate-papo por voz, por outro lado, é usado para enviar e receber mensagens de voz entre os usuários quase em tempo real. É bastante semelhante aos programas de chat regulares. Porém, em vez de enviar mensagens de texto, você só enviará mensagens de voz. Os jogadores on-line se utilizam bem desse recurso especialmente o DOTA ou PUBG.

20 Melhores Softwares VoIP e Chat Voz

Abaixo, apresentamos o melhor software de VoIP e bate-papo de voz que você pode encontrar para diferentes distribuições do Linux. Esta lista é a mais informativa possível. Então, você obterá as informações que procurava neste guia. Como o número de programas de bate-papo por voz de alto nível é relativamente curto devido ao uso exclusivo por parte de jogadores, eles são menos frequentes que os programas VoIP.

1. Ekiga

O Ekiga é sem dúvida um dos melhores softwares de voz sobre IP do Linux. Anteriormente era conhecido como GnomeMeeting na comunidade Linux. É uma solução moderna de videoconferência e VoIP para usuários do GNOME que vem ganhando força desde a sua criação na comunidade opensource. O software utiliza os protocolos SIP e H.323 para garantir que a comunicação seja a mais estável possível. Os desenvolvedores também tomaram as medidas necessárias para diminuir a latência.

20 melhores softwares de VoIP e Vídeo Chat em Linux em 2019

Recursos do Ekiga

  • O Ekiga vem com uma GUI rápida e intuitiva que facilita a navegação e a operação para novos usuários.
  • Os usuários podem fazer chamadas de áudio e vídeo gratuitas para qualquer lugar do mundo pela Internet.
  • O Ekiga fornece um serviço poderoso de SMS para Celular, usando o qual você pode enviar SMS globalmente através de redes de internet.
  • Este software VoIP de código aberto compatível com SIP fornece aos usuários proxy, encaminhamento de chamadas, mensagens instantâneas e suporte NAT, entre outros.

Obtenha o Ekiga

2. Jitsi

O Jitsi é um conjunto poderoso e inovador de projetos opensource de plataforma cruzada que visam tornar a videoconferência e a voz acessíveis para o público em geral. O projeto evoluiu desde o seu surgimento para um nível totalmente novo e atualmente é considerado um dos melhores. Você pode desenvolver e implantar rapidamente soluções personalizadas de videoconferência que sejam seguras e focadas na privacidade. O Jitsi também facilita conceitos avançados de roteamento, incluindo simulcast, estimativas de largura de banda e codificação de vídeo escalonável.

Recursos do Jitsi

  • O Jitsi é compatível com o WebRTC e suporta protocolos avançados como SIP, XMPP/Jabber, AIM/ICQ e IRC.
  • Possui suporte a streaming de desktop integrado, acompanhado por um recurso de estabelecimento de conexão de mídia direta.
  • O Jitsi Videobridge permite que os usuários construam infraestruturas de videoconferência de alta qualidade, facilmente escaláveis.
  • A API do Jitsi Meet pode ser aproveitada para criar GUI personalizada para soluções de videoconferência.

Obter Jitsi

3. Mumble

Mumble é um software de chat de voz muito atraente para Linux que permite aos usuários conversar uns com os outros convenientemente. Ele utiliza uma arquitetura cliente-servidor que permite aos usuários se comunicarem facilmente usando servidores dedicados. Este software de chat de voz opensource é adequado para jogadores que querem programas de chat de voz flexíveis, mas simples, para realizar comunicação em tempo real durante as sessões de jogos. Embora o programa suporte apenas seus próprios protocolos, o Mumble oferece um desempenho geral satisfatório do ponto de vista de um jogador.

Mumble Voice Chat para Gamers

Recursos do Mumble

  • A sobreposição exibe informações de status diretamente do aplicativo renderizado e fornece um heads-up de quem está ouvindo e falando durante o jogo.
  • Mumble tem uma das mais baixas taxas de latência, tornando-se uma solução perfeita de bate-papo por voz para jogadores competitivos.
  • Ele incorpora técnicas poderosas de criptografia para garantir que as mensagens de voz sejam seguras e não caiam na mão de usuários mal-intencionados.
  • Ele usa certificados para autenticação e pode reconhecer seus amigos em diferentes servidores.

Obter Mumble

4. Linphone

O Linphone é, sem dúvida, um dos melhores softwares VoIP open source disponíveis para Linux. Este software de telefonia via Internet permite que os usuários façam chamadas de voz e vídeo gratuitas diretamente sobre redes IP tradicionais. O Linphone também suporta mensagens de texto instantâneas e vem com uma incrível GUI GTK + para navegação mais direta. Usuários experientes podem executar o programa como um aplicativo de modo de console (linphonec) também. É compatível com o popular protocolo SIP e é multi-plataforma.

Linphone para Linux

Recursos do Linphone

  • O Linphone oferece uma interface GUI conveniente que é bastante atraente e facilita a navegação.
  • Ele vem com suporte pronto para audioconferência e transferência de chamadas.
  • O Linphone permite que os usuários compartilhem fotos e arquivos com muita rapidez e suporte a vídeos em alta definição.
  • A incorporação da licença GNU GPL torna possível personalizar e estender este software de voz sobre IP do Linux com bastante facilidade.

Obter o Linphone

5. Discord

Se você é um jogador extremo e está procurando o melhor software de bate-papo por voz e texto, então você pode considerar a Discord uma aposta segura. Este aplicativo freeware de voz sobre IP foi projetado para manter os usuários como você em mente e faz um trabalho totalmente satisfatório em geral. A maioria dos jogadores usa Discord como um cliente de chat de voz para se conectar com seus companheiros e organizar convenientemente sessões de jogos multiplayer no Linux .

Discord Voice Chat Software para Linux

Recursos do Discord

  • O Discord permite um número ilimitado de servidores sem restrições de slots para se conectar com seus amigos com mais facilidade.
  • A interface do usuário é atraente e intuitiva, tornando a Discord realmente fácil de usar e extremamente produtiva.
  • O Discord utiliza o codec Opus para garantir que o ruído e os ecos sejam suprimidos o máximo possível.
  • É um dos softwares Linux VoIP mais fáceis de usar e tem baixíssima latência.
  • Os usuários podem personalizar as teclas de atalho à medida que diminuem o tamanho e podem se conectar facilmente com o Twitch, o Steam, o Google, o Facebook, o Microsoft Live e outros.

Obter Discord

6. Empathy

O Empathy é um poderoso programa de mensagens instantâneas (IM) e um software Linux Voice Over IP que oferece mensagens de texto, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de arquivos e suporte à comunicação entre aplicativos nas redes de computadores. Ele vem com um conjunto rico em recursos de widgets de mensagens instantâneas reutilizáveis e é compatível com qualquer cliente que implemente o Jingle e suporte o ICE. A empatia é indiscutivelmente o melhor software de VoIP para pessoas que executam o ambiente GNOME e oferece recursos impressionantes para uma comunicação conveniente.

Empatia do GNOME

Recursos do Empathy

  • O Empathy vem com suporte integrado para uma ampla gama de diferentes protocolos, incluindo, entre outros, o Google Talk (Jabber/XMPP), o IRC, o AIM, o Facebook e o Yahoo.
  • Os usuários podem facilmente transferir arquivos usando o Empathy em redes locais.
  • Empathy permite que os usuários compartilhem e visualizem as informações de localização de seus contatos.
  • Ele oferece suporte pronto para Wayland e compartilhamento de desktop.
  • mecanismo de tema enigmático permite que os usuários selecionem temas vibrantes para seu cliente.

Obter Empathy

7. qTox

O qTox é um cliente perfeito para usuários do Linux que oferece suporte a recursos gratuitos de bate-papo, voz, vídeo e transferência de arquivos usando o protocolo Tox ponto-a-ponto. O Tox é um dos protocolos para mensagens instantâneas ponto a ponto e chamadas de vídeo com suporte para uma criptografia de ponta a ponta. Assim, o qTox não é apenas um poderoso software Linux VoIP, mas também uma escolha sólida para usuários que enfatizam mais a segurança do que os recursos.

Cliente qTox

Recursos do qTox

  • O qTox é escrito em C ++ e, portanto, oferece um desempenho compatível apenas com alguns softwares VoIP de código aberto.
  • O recurso de transferência de arquivos do qTox permite que os usuários visualizem arquivos diretamente do cliente.
  • Possui belos avatares e suporta ToxMe e Tox URI.
  • Os usuários podem colocar pessoas na lista negra para bloquear mensagens de um usuário específico em todos os seus grupos.
  • O qTox tem suporte para mais de 30 idiomas diferentes.

Obter o qTox

8. Asterisk

O Asterisk é uma estrutura robusta para criar aplicativos de comunicação atraentes. É um popular PBX (Private Branch eXchange) opensource e um kit de ferramentas de telefonia que suporta plataformas TDM e IVR híbridas com funcionalidade ACD. Além da telefonia pela Internet, o Asterisk também suporta telefonia tradicional de PSTN. Este protocolo de software de código aberto VoIP tornou-se um dos mais populares PBX VoIP em todo o mundo nos últimos tempos e desfruta de imensa popularidade entre os desenvolvedores de projetos de telefonia via Internet.

Recursos do Asterisk

  • O Asterisk suporta um extenso conjunto de poderosos protocolos de vídeo e VoIP, incluindo SIP, MGCP e H.323.
  • Ele serve como um gateway entre os telefones IP regulares e PSTN (Public Switched Telephone Networks).
  • Os usuários podem enviar e receber mensagens de voz para contatos na Internet.
  • Os desenvolvedores podem facilmente estender os programas com linguagens de script como o AGI.
  • O Asterisk suporta quase todos os telefones compatíveis com SIP e atua como registrador e agente do usuário.

Obter Asterisk

9. TeamSpeak

O TeamSpeak é sem dúvida um dos melhores softwares de bate-papo por voz para jogadores de Linux. Ele aproveita vários protocolos de internet para permitir que os usuários se comuniquem em um canal de bate-papo durante o jogo. Muitas comunidades de jogos ao redor do mundo usam o TeamSpeak para organizar e coordenar equipes jogando online, graças aos seus recursos poderosos e inovadores. O aplicativo permite uma comunicação de bate-papo por voz rápida e segura para os jogadores, sem que eles tenham que se preocupar em perder o foco durante o jogo.

 

Recursos do TeamSpeak

  • O aplicativo é altamente personalizável e oferece chats de voz de alta qualidade com suporte integrado para ajuste automático do volume do microfone.
  • A taxa de latência é muito insignificante e oferece uma experiência de bate-papo por voz quase em tempo real.
  • O recurso de autenticação de chave pública do TeamSpeak o torna extremamente seguro do que os programas normais de bate-papo por voz.
  • TeamSpeak vem com suporte embutido para posicionamento de áudio que permite colocar seus companheiros de equipe ao seu redor.

Obter TeamSpeak

10. FreeSWITCH

O FreeSWITCH é uma plataforma de telefonia rica em recursos que facilita a criação de produtos de voz e chat. Você pode usar o FreeSWITCH como mecanismo de comutação, gateway de mídia ou servidor de mídia para hospedar aplicativos IVR. O FreeSWITCH é fácil de integrar com outros sistemas de PBX, como o Asterisk, devido ao seu suporte para SIP, H.323, IAX2 e GoogleTalk. Ele também pode atuar como uma ponte para conectar sistemas legados com o futurista Linux Voice Over IP Software.

Recursos do FreeSWITCH

  • O FreeSWITCH utiliza um diretório de usuário/domínio centralizado e apresenta granularidade de CDR de nanossegundos.
  • O mecanismo principal de alto desempenho é multiencadeado e suporta gravação de chamadas, conferência baseada em software e conferência em banda larga.
  • Ele tem suporte embutido para um extenso conjunto de codecs com tons de chamada de retorno personalizados.
  • FreeSWITCH vem com uma interface de frase de fala multi-lingual com suporte para características de IP/PBX padrão.

Verifique o FreeSWITCH

11. KPhone

O KPhone é um software VoIP Linux leve e flexível que permite comunicações de áudio e vídeo pela Internet. É agente de usuário SIP construído especificamente para nós geeks do Linux. O KPhone combina um conjunto seleto de recursos convenientes para o usuário de muitos dos melhores softwares de VoIP e visa melhorar a experiência da telefonia da Internet para uma nova dimensão. Embora a última versão estável tenha sido lançada há muito tempo, o software ainda é um player significativo.

Recursos do KPhone

  • O KPhone suporta várias sessões paralelamente, tornando a comunicação muito mais produtiva para os usuários.
  • A licença GNU GPL deste atraente software VoIP de código aberto torna possível modificar e estender a funcionalidade.
  • O KPhone oferece suporte integrado para criptografia NAT traversal, STUN e SRTP.
  • Os usuários podem manter, encaminhar ou transferir suas chamadas muito rapidamente com o KPhone e também podem ativar a resposta automática.
  • O KPhone permite que os usuários compartilhem e visualizem as informações de localização de seus contatos.

Obter o KPhone

12. Skype

Novo Skype para Web da Microsoft não suporta Linux e Mozilla Firefox

Quando se trata de discutir o melhor software de VoIP, independentemente da plataforma, o Skype é a resposta definitiva para muitos. Desde a sua entrada no ecossistema Linux, o Skype também ganhou enorme popularidade entre os entusiastas do código aberto em todo o mundo. É um aplicativo VoIP atraente que permite aos usuários fazer chamadas de telefone e vídeo peer-to-peer ao redor do mundo livremente. A variante do Linux deste popular aplicativo VoIP foi testada em muitas plataformas e deve funcionar bem na maioria das distros.

 

Recursos do Skype

  • Os usuários podem compartilhar vídeo chamadas em tempo real com até dez pessoas ao mesmo tempo.
  • O Skype permite que os usuários compartilhem fotos, emoções, adesivos, mensagens ou até mesmo sua tela para outro usuário.
  • Os usuários podem enviar dinheiro para seus amigos ou contatos do Skype usando o PayPal.
  • O número de pessoas autorizadas a participar de uma chamada de áudio é ilimitado.
  • O Skype permite que os usuários ajustem seu perfil e apareçam para o mundo como quiserem.

Receba o Skype

13. QuteCom

O QuteCom é um software VoIP poderoso, compatível com várias plataformas e com SIP que permite aos usuários conectarem-se e se comunicarem livremente com outros aplicativos desse tipo. Conhecido anteriormente como WengoPhone, o aplicativo foi lançado pela primeira vez em 2005. A QuteCom permite que os usuários façam chamadas para telefones fixos ou celulares e também podem ser usados para fazer chamadas com vídeo ou mensagens de texto. Uma das melhores características deste software VoIP de código aberto é que ele não está vinculado a nenhum provedor específico, portanto, os usuários podem escolher qualquer provedor SIP de que gostem.

Recursos do QuteCom

  • A QuteCom está entre os mais rápidos do software VoIP Linux, graças à sua base C ++ / QT.
  • A licença de código aberto deste poderoso aplicativo VoIP permite aos desenvolvedores personalizá-lo como quiserem.
  • O GUI é bastante semelhante ao do Skype e se sente muito confortável para brincar.
  • A QuteCom incorpora protocolos de iniciação de sessão padrão para garantir que os usuários de outro VoIP possam se conectar facilmente a ele.

Obter o QuteCom

14. Google Hangouts

O Google Hangouts é uma plataforma de comunicação multifuncional e diversificada que apresenta alguns dos melhores recursos de mensagens, bate-papo por vídeo e VOIP que você pode encontrar. Não importa se você está procurando o melhor software de bate-papo por voz para Linux ou soluções completas de VoIP, pode contar com o Google Hangouts para salvar o dia. Embora não esteja disponível como um Software Voz sobre IP do Linux, você pode usá-lo facilmente de dentro do navegador Chrome ou de sua interface web.

 

Recursos do Hangouts do Google

  • O Hangouts do Google permite que os usuários sincronizem seus históricos de bate-papo em seus dispositivos pessoais com muita facilidade.
  • Os usuários podem compartilhar arquivos ou tela do computador diretamente com seus contatos com o Google Hangouts.
  • As mensagens são criptografadas com poderosos mecanismos de criptografia para garantir que a integridade dos dados permaneça intacta.
  • O Hangouts do Google é compatível com vários dispositivos e permite personalizar os controles pelos administradores.
  • Os usuários podem integrar o Google Hangouts a outros aplicativos ou serviços do Google sem problemas.

Verifique o Hangouts do Google

15. Bate-papo do Steam

O Steam é indiscutivelmente a plataforma mais popular para jogar jogos ao vivo. O Steam Chat é um serviço gratuito de voz e chat de texto incorporado ao Steam. Se você é um ávido jogador que joga regularmente jogos Steam em suas máquinas Linux , então o Steam Chat pode ser as melhores opções para seus chats de voz. Você pode usar este excelente serviço para se comunicar com seus amigos rapidamente e coordenar seu jogo sem precisar instalar um binário totalmente novo.

Recursos do bate-papo do Steam

  • Os usuários podem fixar as pessoas com as quais interagem com frequência na barra de favoritos para melhorar a experiência de comunicação.
  • Você pode utilizar as opções de categorias para categorizar amigos com base em critérios, adequados para acompanhar quem joga com você em cada jogo.
  • A última reformulação permite que os usuários enviem e recebam conteúdos in-line, como GIFs, imagens e vídeos de e para amigos.
  • O Steam Chat permite que os usuários criem chats em grupo para melhor coordenação durante os jogos que exigem foco constante.

Receba o Steam

16. Twinkle

O Twinkle é um software VoIP de código aberto, pensativamente construído, que visa tornar a comunicação VoIP mais fácil para nós amantes do Linux. Ele aproveita o Qt para fornecer uma interface de usuário vibrante que é fácil de usar e intuitiva ao mesmo tempo. Este software Linux VoIP também vem com suporte para chamadas IP diretas em todo o mundo. A fonte está disponível gratuitamente para baixar e fazer modificações, atraindo assim uma grande multidão de desenvolvedores de código aberto.

Recursos de twinkle

  • A interface GUI do Twinkle é minimalista, mas surpreendente em termos de flexibilidade de navegação.
  • Como muitos de seus pares, o Twinkle também utiliza o protocolo SIP para sinalização de chamadas.
  • Os usuários podem transmitir mídia usando o Protocolo de Transporte em Tempo Real (RTP) e protegê-los com protocolos como SRTP e ZRTP.
  • O Twinkle fornece aos usuários a capacidade de fazer chamadas IP direto para IP pela Internet.

Obter Twinkle

17. Viber

como-instalar-viber-ubuntu-debian-fedora-opensuse

O Viber é um software de chat de voz completo para Linux que fornece serviços VoIP, como chamadas de vídeo, chamadas de voz e mensagens de texto em todo o mundo. Ele oferece algumas funcionalidades inovadoras, incluindo posicionamento de som e mensagens de voz instantâneas. A interface do usuário é intuitiva e parece fácil de usar. Os usuários podem explorar o aplicativo rapidamente e se comunicar com os amigos de forma eficaz.

 

Recursos do Viber

  • O Viber incorpora uma arquitetura cliente-servidor em que a conexão é sempre criptografada e segura.
  • Não se preocupe se você possui vários dispositivos, o Viber irá sincronizá-los sem que você sinta nada.
  • Está entre os melhores softwares de VoIP quando se trata de consumos de recursos, tudo graças às suas abordagens de design leves.
  • A qualidade do som do Viber é excelente e fornece uma comunicação genuinamente em tempo real.

Obtenha o Viber

18. IBM Sametime

O IBM Sametime é uma ideia da IBM e anteriormente conhecido como IBM Lotus Sametime. Este poderoso software VoIP Linux oferece um amplo conjunto de recursos integrados para aprimorar suas comunicações VoIP. O objetivo é fornecer uma comunicação em tempo real, unificada e colaborativa para os usuários, e estamos felizes em dizer que ela é bem-sucedida. A única desvantagem para muitos quando se trata de utilizar este programa VoIP é a sua licença paga.

Recursos do IBM Sametime

  • A funcionalidade de reconhecimento de presença do Sametime é excepcionalmente precisa e se destaca na percepção da localização dos usuários.
  • Os usuários podem fazer chamadas de vídeo confiáveis e rápidas, chamadas de voz e mensagens de texto instantâneas com este software VoIP eclético.
  • O IBM Sametime suporta bate-papo em grupo, bate-papo multidirecional e videoconferência profissional.
  • Ele pode ser integrado facilmente a outros aplicativos IBM usando APIs abertas poderosas.

Obtenha o IBM Sametime

20 melhores softwares de VoIP e Vídeo Chat em Linux em 2019

O Blink é um cliente SIP simples de usar, mas rico em recursos, que torna as comunicações VoIP muito fáceis para usuários comuns. Ele vem com uma interface de usuário linda que é minimalista, mas possui recursos muito poderosos. Este cliente SIP multiplataforma é indiscutivelmente um dos melhores softwares de VoIP e fornece quase todos os recursos que você deseja em um software Linux VoIP. Se você está procurando por um programa VoIP intuitivo e fácil de usar, sugerimos que você experimente o Blink.

 

Recursos do Blink

  • Os usuários podem fazer chamadas de voz e vídeo estáveis usando o Blink graças à sua tecnologia de cancelamento de eco acústico.
  • Os dados de comunicação são criptografados de forma end-to-end usando o protocolo criptográfico ZRTP.
  • Os usuários podem usar os serviços de mensagens instantâneas muito mais rapidamente com o Blink do que muitos outros aplicativos desse tipo.
  • O Blink permite que os usuários compartilhem arquivos pela Internet e forneça informações de progresso e entrega.
  • Os usuários podem fazer videoconferência usando Blink e compartilhar tela com suporte de áudio integrado.

Receba o Blink

20. Jami

Jami é um aplicativo VoIP compatível com SIP para Linux que fornece um conjunto robusto de funcionalidades úteis necessárias para comunicações VoIP em tempo real. Este é um dos melhores softwares de VoIP em termos de tração de código aberto e é atualizado muito rapidamente. Ele oferece um pacote VoIP multifuncional que impediu o domínio de gigantes do VoIP, como o Skype, na comunidade Linux. Conhecido anteriormente como Ring, este software de voz sobre IP do Linux oferece compilações separadas para o GNOME e o KDE.

Cliente Jami

Recursos do Jami

  • Os usuários podem fazer qualquer número de chamadas de voz, vídeo ou conferência, tendo o mesmo limite para mensagens de texto.
  • Todos os dados de usuários e dados de mensagens são criptografados com poderosos algoritmos de criptografia para manter a integridade dos dados.
  • O assistente de contas deste software VoIP de código aberto é muito útil do que outros.
  • Ele vem com suporte embutido para o Jack Audio Connection Kit e o PulseAudio.

Obter Jami

Conclusão

Devido à sua enorme comunidade, existe um grande número de softwares de bate-papo por voz de alta qualidade para o Linux. Então, escolher o melhor muitas vezes se torna uma tarefa tediosa para os usuários. Deixe-nos saber sua escolha em nosso grupo no Telegram: @sitesempreupdate.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

https://sempreupdate.com.br/?s=malicioso

Google Chrome impedirá que sites invadam o botão Voltar

vpn deixa a internet mais lenta

VPN diminui a velocidade de conexão com a internet?