Ubuntu GNOME será chamado de somente Ubuntu!

A equipe de desenvolvimento do Ubuntu e Ubuntu GNOME vão unificar os trabalhos!

Como já falamos e nem é mais novidade, o novo Ubuntu 18.04 LTS não terá mais o Unity como desktop padrão, tudo porque a Canonical não vai mais investir nele. No entanto, já foi dada a largada para o Fork do Unity por membros da Comunidade Ubuntu.

Como assim Ubuntu GNOME será chamado de somente Ubuntu ?

A novidade agora é que as equipe do Ubuntu GNOME e Ubuntu Desktop vão mesclar os projetos, ou seja, vão se unir a o nome Ubuntu GNOME não vai mais aparecer em anúncios, ele será chamado de apenas Ubuntu. O anúncio foi feito no lançamento do Ubuntu GNOME 17.04.

A equipe atual do Ubuntu GNOME disse o seguinte:

No próximo ano, se você estiver usando Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu GNOME 16.04 LTS, você será solicitado a atualizar para Ubuntu 18.04 LTS.

As equipes de desenvolvimento do Ubuntu GNOME e Ubuntu Desktop estarão mesclando recursos e se concentrando em uma única versão combinada, que oferece o melhor de GNOME e Ubuntu.

E quem já tem o Ubuntu GNOME instalado ou o Ubuntu com Unity acontecerá o que?

Se você é usuário do Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu GNOME 16.04 LTS não há como correr da mudança, você será informado da nova versão no mês de abril como de costume, a versão do Ubuntu 18.04 LTS esta prevista para lançamento em abril de 2018 e você será convidado educadamente a migrar para o Ubuntu 18.04 LTS, não terá outra opção.

Pois você não receberá nenhuma atualização ou novidades para o Unity 8, ainda sim, existe uma esperança do código do Fork do Unity ir parar nos repositórios do Ubuntu, mas você terá que instalar por sua conta o Fork do Unity.

Ainda não há nenhuma informação sobre como ficará o futuro do Unity, se haverá mesmo mantenedores comunitários ou se restará somente o Fork, a única coisa que sabemos é que a Canonical não mais investirá financeiramente, mas vamos aguardar mais posicionamento da Comunidade Ubuntu e do Conselho Ubuntu, quem sabe um boa notícias para os usuários do Ubuntu com Unity não chega em breve.

Através da Equipe Ubuntu GNOME

Comentários