JClic um poderosa ferramenta para criar jogos e atividades para sala de aula!

Use esta poderosa ferramenta e crie jogos e atividades para sua prática de ensino!

Definir JClic é muito fácil e simples quando passamos a conhecê-lo. Além de um grande aliado, é uma excelente ferramenta de criação para utilizarmos principalmente na área educacional. E, em se tratando dessa área – educação, JClic é um dos softwares livres mais incríveis que já conheci, se não o mais. Incrível pois como sou educadora e o uso frequentemente, é meu grande aliado no que se refere a permitir com que eu mesma crie inúmeras atividades sobre qualquer tema, disciplina e até “testes e provas lúdicas” como costumo chamar tais atividades para qualquer Ano de Escolaridade. Além disso, permitir nas aulas no laboratório, ensinar os próprios alunos a criarem também tais atividades. Seu uso em diferentes sistemas operacionais, tais como Windows, Linux, Solaris ou Mac OS X é outra vantagem do software.

Definindo o Jclic

 

Vamos à sua definição oficial que encontramos no site clicZone:

“É um conjunto de aplicações de software livre licenciado sob a GNU GPL que são utilizados para a realização de diferentes tipos de atividades educativas: puzzles, associações, exercícios de texto, palavras cruzadas, mexidos letras, etc.”

Para entenderem melhor este fabuloso software, vamos a algumas demonstrações de atividades que criei e apliquei nas aulas de informática com alunos de diferentes Anos de Escolaridade:

Associação Simples: Usei este exemplo de atividade para criar exercícios de matemática com o objetivo de os alunos do 2º Ano poderem desenvolver o cálculo mental, resolvendo operações simples de soma e subtração de forma lúdica.

Outra possibilidade para atividades de Associação Simples, agora, visando trabalhar as regiões brasileiras na disciplina de Geografia com os alunos do 5º Ano. Usei para inserir imagens características de cada região no software, a fim de os alunos associarem as mesmas às suas respectivas regiões.

Quebra-cabeça: Outro exemplo de atividade no software é o famoso quebra-cabeça. Ainda na disciplina de Geografia, inseri imagens das regiões brasileiras a fim de os alunos “montarem” virtualmente as peças.

Resposta Escrita: uma atividade a princípio bem simples, mas desafiadora para alunos que estão em processo de alfabetização. De acordo com o vocabulário de uma turma de 2º Ano, criei esta atividade a fim de trabalhar as palavras desse vocabulário, bem como a agilidade dos alunos em relação à digitação.

Dentro desse vocabulário, estavam também os nomes dos alunos da turma. Fotografei então cada aluno e inseri as fotos no software já com seus respectivos nomes digitados em cada uma delas. O objetivo para o aluno era digitar corretamente o nome de cada amigo. Esta é mais uma grande possibilidade do software – inserir imagens reais não só dos alunos, mais da escola, do bairro…Vejam:

Caça Palavras: O famoso jogo de caça palavras também é mais uma possibilidade de atividade do software. A intenção deste foi fazer com que alunos de 2º Ano pudessem ler, encontrando assim, nomes dos colegas da turma.

Além da possibilidade de definirmos cor de fundo, margem, fonte, tamanho, cor do texto, entre outros recursos, o software ainda permite, ao criarmos as atividades, configurá-las, incluindo tempo para a realização das mesmas, contagem regressiva, o número máximo de tentativas, sons quando por exemplo a atividade é iniciada ou concluída, etc.

Enfim, não há limites para criações com JClic. Independente do conteúdo, da forma como são criadas as atividades, os alunos aprendem de forma lúdica, interessante, direcionada e moderna. Cabe a nós, educadores, estarmos abertos para novas possibilidades de criação como essas. Assim, estaremos proporcionando novos tipos de aulas, mais dinâmicas, mais significativas, e assim, abolindo de vez aulas meramente expositivas, ou seja, tradicionais. Não existe mais espaço e tempo para esse tipo de metodologia nesta era digital, principalmente para esse novo alunado.

“Se concordarmos que a função da Educação é a preparação de pessoas para o seu futuro (e não para o nosso passado), então uma visão através do para-brisa será mais útil do que aquela vista pelo espelho retrovisor.” (LITTO, 1998)

Para quem deseja colaborar, conhecendo e aprimorando mais ainda este fantástico software, seu código fonte está disponível no Portal Desenvolvimento.

Portal Desenvolvimento

Clique aqui para fazer o download:

Download Jclic

Abaixo, apresento um tutorial mostrando rapidamente como criar uma atividade usando o exemplo “Associação Simples”

Referência Bibliográfica:

LITTO, Fredric M. Um Modelo para Prioridades Educacionais numa Sociedade de Informação. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. v.1, n.3, nov 1997/jan 1998.

Autora: Michele Rezende

Comentários