Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como fazer upgrade/atualizar do Fedora 25 para o Fedora 26!

Faça o Upgrade para o Fedora 26, é simples!

Como você já deve ter lido que o Fedora 26 foi lançado, você já pode atualizar/upgrade o seu Fedora 25 para a versão mais recente do Fedora, atualmente o Fedora 26. Todo o processo de atualização abaixo é baseado no artigo divulgado pelo Projeto Fedora que está referenciado no item fonte desta postagem. Neste tutorial, veja como atualizar o Fedora 25 para o Fedora 26.

Como fazer o upgrade/atualizar do Fedora 25 para o Fedora 26 ?

Primeiro, é importante dizer que você pode fazer o upgrade do Fedora 25 para o Fedora 26 via interface gráfica usando o GNOME Software. Basta abrir o aplicativo e clicar em atualizações/updates. Aparecerá uma imagem dizendo que o Fedora 26 está disponível. Em seguid,a basta clicar em download e tudo vai ser feito para você. Ou você também  pode clicar no item Learn More/Leia mais para saber as novidades do Fedora 26.

como-fazer-upgrade-atualizar-fedora25-fedora-26

Você pode continuar usando o sistema normalmente. Quando tudo for atualizado, você será avisado e orientado a reiniciar o computador para desfrutar do novo Fedora 26. Não desligue ou desconecte até que tudo esteja atualizado e por favor, não interrompa a atualização quando começar. Por isso, só atualize quando você realmente achar necessário. A interrupção do processo de atualização pode gerar quebra do sistema e outros problemas que vão dar dor de cabeça.

Então, nada de clicar para ver como é!

Como fazer upgrade/atualizar do Fedora 25 para o Fedora 26 via terminal ?

Se você, assim como eu prefere usar o terminal para atualizar para o Fedora 26, então mãos à obra. Sabemos que atualização via interface gráfica é uma mão, mas as vezes é bom ver o que acontece na tela preta. Para fazer o upgrade/atualizar do Fedora 25 para o Fedora 26 vamos usar o DNF que inclusive ganhou uma nova versão.

Em primeiro lugar vamos atualizar o sistema:

sudo dnf upgrade --refresh

Agora, vamos instalar um plugin do DNF que vai ajudar na atualização de versionamento, neste caso do Fedora 25 para o Fedora 26:

sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

Agora vamos executar mais um comando para dizer ao DNF o que ele deve fazer e para qual versão ele deve atualizar:

sudo dnf system-upgrade download --releasever=26

Agora você deve aguardar, pois vai começar o download de todos os pacotes necessários para atualizar o Fedora 25 para o Fedora 26. Isso pode demorar um pouco dependo da velocidade da sua conexão. Então, se tiver uma internet lenta deixe para fazer isso em um horário em que poucas pessoas estejam usando a conexão.

O Fedora 25 vai baixar tudo e instalar, e claro, remover pacotes que não são mais necessários no Fedora 26.

Agora vamos reiniciar o sistema e fazer com que tudo seja atualizado. Neste processo, tudo será feito quando o computador for reiniciado. Para isso execute o comando abaixo:

sudo dnf system-upgrade reboot

E eis que você vai ver as duas imagens abaixo aparecer em sua tela, então aguarde:

Pronto, tudo foi atualizado e logo logo o ambiente será carregado. O Projeto Fedora pede que seja feito uma visita a página de atualização do Fedora para maiores informações.

Wiki do Fedora sobre Upgrade

Via Fedora Magazine
Comentários