2018 é o pior ano do GNU Hurd, aponta pesquisa!

Emanuel Negromonte
Por Emanuel Negromonte

Chegamos ao segundo semestre de 2018, muitas águas rolaram para vários projetos, tanto software livre como o GIMP quanto outros de código aberto, tem avançado implementando recursos e outros itens para agregar valor e também aumentar o número de recursos importante. Mas, parece que a mesma situação não ocorre com o GNU Hurd.

Analisando o hurd.git foi observado que para este ano o GNU Hurd recebeu aproximadamente 40 commits somando todas as mudanças sugeridas até o mês de julho de 2018. Ao mesmo tempo, faz um ano e meio que houve o lançamento do GNU Hurd (v0.9).

Talvez a adesão ao GNU Hurd tenha diminuído, no entanto, há um aumento no uso do Kernel Linux-libre cujo objetivo do projeto é remover do núcleo do Linux qualquer tipo de programa que não inclui seu código-fonte correspondente, tem seu código-fonte ofuscado ou que foi publicado sob uma licença privativa.

Bom, mas falando do GNU Hurd é importante dizer que ele ainda não possui suporte a USB e o suporte a arquitetura de 64 bits esta ainda engatinhando, somando isso a outros recursos dos computadores atuais que não são suportados no GNU Hurd.

Estatísticas do Hurd

 

O Hurd é composto de 363.475 linhas em 1.830 arquivos, ele foi desenvolvido com a ajuda de 63 diferentes desenvolvedores. Aqui está o registro de atividade dos commits do Hurd ao longo dos anos:

2018 é o pior ano do GNU Hurd, aponta pesquisa!

O site Phonorix apurou que em 2017, houve 89 commits adicionando 9k de linhas de código e removendo 4k linhas de código. Até agora, este ano foram apenas 31 commits adicionando 1k linhas de código e removendo 561 linhas de código. Bastante a diferença em comparação com meados dos anos 90, quando Hurd tinha cerca de 2.000 commits por ano ou até anos atrás, onde haveria centenas de commits por ano. (O kernel do Linux, enquanto isso, recebe e altera centenas de milhares de linhas de código em cada ciclo, ocorrendo várias vezes por ano, recebendo um kernel monolítico e não o design de micro-kernel do Hurd.)

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=GNU-Hurd-Half-Way-2018

No ano passado foram sete desenvolvedores ativos para Hurd, enquanto no acumulado deste ano há registro de cinco desenvolvedores, também houve uma diminuição nos anos anteriores, quando haviam cerca de uma dúzia de colaboradores.

Certamente o projeto precisa de ajuda para avançar, se você é desenvolvedor e tem interesse no nicho de software livre, talvez seja hora de entrar em contato com o projeto e tentar ajudar.

Aqueles que querem pesquisar mais estatísticas de desenvolvimento do Hurd podem acessar o relatório do Phonorix:

Relatório GitStats – hurd

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.