3 formas de usar seu PC antigo com Linux!

Emanuel Negromonte
Por Emanuel Negromonte

Você tem um computador antigo em casa? Talvez seja um antigo desktop, um laptop ou algo que você apenas esqueceu ter. Antes de jogá-lo fora, verifique as seguintes maneiras de usar seu computador antigo com Linux.

Lembre-se: Não há dúvida de que há outras coisas que podem ser feitas no Linux que simplesmente não estão na lista.

Maneiras de usar seu computador antigo com Linux

Um servidor doméstico com Linux

Dado que o Linux é tão popular nos servidores, faz sentido pegar seu computador antigo e transformá-lo em um servidor doméstico. O processo de transformar seu antigo computador em um servidor Linux para sua casa pode parecer assustador, mas você ficaria surpreso com o quanto você pode fazer com um computador antigo como um servidor.

Existem vários usos para um servidor doméstico. Por exemplo, você pode usá-lo como um servidor de arquivos, servidor de mídia ou apenas como um servidor web pessoal.

Em termos de atualizações de hardware, você provavelmente só precisa adicionar um pouco de RAM ao sistema e está tudo pronto para prosseguir.

Por fim, um dos tipos de servidores mais fáceis de configurar em casa é o Pi Hole. Ele foi projetado para um Raspberry Pi, mas você pode instalá-lo em praticamente qualquer peça de hardware.

Uma estação de trabalho Linux

Se você deseja pegar um hardware moderadamente antigo que não executa o Windows 10 bem e revigorá-lo para o uso diário, o Linux é a sua ferramenta. Com algumas atualizações de hardware, você pode pegar aquele computador de 10 anos e fazê-lo parecer novo.

A primeira atualização recomendada é um SSD. Adquirir um SSD de qualidade proporcionará a você uma experiência muito melhor. A próxima atualização recomendada é a RAM. Você vai querer atualizar para pelo menos 8 GB. Isso lhe dará bastante espaço para executar um navegador e alguns outros aplicativos.

Enfim, você vai querer escolher um dos sistemas em uma lista com as melhores distribuições Linux para PCs de 32s bits. Além desta lista, temos também outra onde abordamos as melhores distribuições Linux para PCs antigos e com isso para lhe dar o maior espaço possível e economia de recursos.

Uma máquina de teste com Linux

Por fim, a maneira mais fácil de usar seu computador antigo é apenas instalar o Linux nele e usá-lo para aprender. Você não precisa de um desempenho louco para aprender como interagir com o Linux.

Por exemplo: trabalhe com arquivos, configure serviços básicos de rede e aprenda os detalhes básicos do Linux sem se preocupar em gastar muito dinheiro.

Linux Funciona bem em qualquer PC

Quando falamos que o Linux funciona bem em qualquer PC, saiba que não é exagero. No entanto, é preciso lembrar que o Linux é o kernel. Para o funcionamento do sistema é preciso apenas do Linux Kernel, é ele que contém todas as instruções para que o hardware seja detectado. Os ambientes de desktop, que trazem beleza e agilidade, fazem a ponte entre o Linux Kernel e as aplicações.

No entanto, o grande problema são os softwares de terceiros instalados. Em sua maioria, são eles que acabam danificando o ambiente de Desktop Linux deixando-o pesado e até travado. No entanto, a nossa recomendação sempre vai para que instale os aplicativos que estão nos repositórios oficiais.

Mas, um dos grandes erros dos usuários é sair instalando aplicativos como se não houvesse amanhã. Sempre remova aplicativos que não estão sendo utilizados.

Separamos alguns links que podem adicionar mais possibilidades de uso do Linux em PCs antigos:

Por fim, as possibilidade são diversas, e você pode com a força do Linux e da Comunidade, reviver o seu PC antigo, ou o seu novo PC de 32s bits com o Linux!

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.