in

4 melhores alternativas ao Slack no Linux

Conheça os recursos mais destacados das alternativas.

Slack quer permitir que você ligue para usuários do Microsoft Teams
Imagem: Divulgação.

O Slack é um aplicativo de bate-papo para o local de trabalho. Assim, ele é usado para organizar equipes, discutir projetos e se comunicar com colegas de trabalho. No geral, o Slack é um excelente produto e possui muitos recursos úteis. No entanto, nem todo mundo no Linux aprecia o Slack. Portanto, nesta lista, discutiremos as 4 melhores alternativas ao Slack no Linux.

4 melhores alternativas ao Slack no Linux

1. Mattermost

4 melhores alternativas ao Slack no Linux
Mattermost. Imagem: Divulgação.

O Mattermost é uma alternativa auto-hospedada ao Slack. É do tipo freemium, de código aberto e suporta muitos recursos incluídos no Slack, como suporte para webhook, bate-papo por vídeo, chamadas de áudio, imagens incorporadas, bate-papos privados e muito mais. Além disso, o Mattermost consegue importar dados de usuários do Slack, conversas anteriores e até mesmo histórico de canais públicos.

O aplicativo Mattermost é uma das muitas alternativas ao Slack disponíveis para usuários do Linux. Ainda assim, ele se diferencia ao permitir que os usuários importem dados do Slack, o que pode facilitar a troca de aplicativos.

Recursos notáveis

  • O Mattermost suporta bate-papo individual e em grupo, como o Slack.
  • No Mattermost, os usuários podem marcar canais de texto individuais como favoritos para facilitar o acesso.
  • O Mattermost oferece uma ferramenta fácil de importação de dados do Slack, que torna a mudança para ele muito melhor do que outros aplicativos.

O Mattermost está disponível para download no Linux através de seu site oficial.

2. Riot

4 melhores alternativas ao Slack no Linux
Riot. Imagem: Divulgação.

O Riot.im é um aplicativo de bate-papo de código-fonte aberto, semelhante ao Slack. Ele oferece muitos recursos que o Slack tem, como chamadas de vídeo, chamadas de áudio, imagens/vídeos incorporados, emoticons e canais de texto individuais. Assim como o Mattermost, o aplicativo permite que os usuários auto-hospedem um servidor de bate-papo. No entanto, diferentemente do Mattermost, a auto-hospedagem é opcional. Os usuários podem criar salas no Matrix.org, sem a necessidade de entender como os servidores funcionam.

O Riot.im é uma alternativa perfeita ao Slack para quem procura opções. Ao permitir que os usuários se auto-hospedem ou criem salas no Matrix.org gratuitamente, o Riot faz exatamente isso.

Recursos notáveis

  • Os usuários do Riot podem optar por hospedar seu próprio servidor de bate-papo para controlar seus dados ou criar uma sala gratuita no Matrix.org, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.
  • Assim como o Slack, os usuários podem criar canais de bate-papo individuais para tópicos específicos.
  • Todos os dados de bate-papo do Riot são criptografados de ponta a ponta, garantindo que suas informações privadas estejam em boas mãos.
  • Como o Slack, o Riot suporta bots e widgets incorporáveis para realizar tarefas em grupo.

O Riot.im pode ser baixado facilmente acessando o site do desenvolvedor.

3. Flock

4 melhores alternativas ao Slack no Linux
Flock. Imagem: Divulgação.

O Flock é um aplicativo de bate-papo em equipe do tipo freemium para Linux, Mac, Windows e outras plataformas. Ele é criado com as equipes em mente e suporta várias integrações que as equipes consideram valiosas, como Google Drive, GitHub, Trello e outros. Como muitas alternativas ao Slack, o Flock suporta bate-papo por vídeo, chamadas de áudio, imagens incorporadas e outros recursos padrão.

O melhor argumento para o Flock no Linux é que ele é exatamente como o Slack e não requer nenhum trabalho duro ou auto-hospedagem para colocá-lo em funcionamento para sua equipe. Se você está procurando uma alternativa ao Slack no Linux, mas não está interessado em hospedar seu próprio servidor de bate-papo, experimente o Flock.

Recursos notáveis

  • O Flock possui uma lista de tarefas embutida e compartilhável para cumprir tarefas. Além disso, os usuários podem converter discussões em andamento dentro do Flock em tarefas na lista de tarefas.
  • O Flock se integra a muitos serviços externos (Google Drive, Github, Trello etc), assim como o Slack.
  • Os dados do Flock são criptografados usando o TLS 1.2.
  • Os usuários do Flock podem enviar pesquisas para a equipe para obter a contribuição de todos.

O Flock é distribuído através da loja Snap do Ubuntu, garantindo que todos no Linux tenham a chance de executar o programa.

4. Zulip

4 melhores alternativas ao Slack no Linux
Zulip. Imagem: Divulgação.

O Zulip é um aplicativo de bate-papo de código aberto para Linux, Mac, Windows e dispositivos móveis. Ele suporta muitos recursos que você espera de uma alternativa ao Slack, como imagens e vídeos embutidos, uma função de pesquisa de histórico completa, suporte para compartilhamento de arquivos, incorporação de trechos de código e muito mais.

O Zulip possui muitos recursos interessantes que o tornam uma ótima alternativa ao Slack, mas seu melhor recurso é o encadeamento de conversas. Com isso, as conversas em equipe ficam muito mais organizadas e legíveis. Portanto, se você gosta do Slack, mas deseja migrar para um aplicativo que tenha mais facilidade para ler chats, considere o Zulip!

Recursos notáveis

  • As conversas segmentadas permitem que os usuários do Zulip acompanhem sempre o bate-papo, mesmo que não estejam disponíveis on-line para conversar em tempo real.
  • O Zulip se integra a centenas de ferramentas e fontes externas, como Jira, Trac, Nagios, GitHub, Jenkins e muitos outros.
  • O recurso de pesquisa de histórico do Zulip é “ágil e inteligente” e permite que os usuários encontrem texto, conversas ou tópicos específicos de maneira rápida e eficiente.

Atualmente, o site oficial do Zulip oferece apenas um arquivo .AppImage aos usuários do Linux.

Por fim, além do arquivo .AppImage, os usuários também podem baixar o aplicativo Zulip na loja do Snap ou no Flathub. Se você não é fã do formato .AppImage, a versão SNAP ou FLATPAK do Zulip é uma opção.

Conclusão

Nesta lista, falamos sobre as 4 melhores alternativas ao Slack para usar no Linux. No entanto, esses quatro não são os únicos aplicativos semelhantes ao Slack por aí. Se gostou deste artigo, não deixe de compartilhar!

Fonte: Addictive Tips

Leia também:

Como instalar o Cacher no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.