4MLinux 36.0 aprimora suporte exFAT e ganha novos aplicativos

O desenvolvedor Zbigniew Konojacki anunciou o lançamento de 4MLinux 36.0 como uma nova versão de sua distribuição GNU/Linux desenvolvida de forma independente e leve usando o Joe’s Window Manager (JWM). Com cerca de três meses de desenvolvimento, a distribuição vem com componentes e aplicativos importantes atualizados. Assim, o novo 4MLinux 36.0 aprimora suporte ao exFAT e ganha novos aplicativos. Além disso, apresenta suporte NBD.

A distro fica com a série de kernel Linux 5.4 com suporte de longo prazo. Contudo, aumenta o número da versão para Linux 5.4.99 para uma camada extra de suporte de hardware e desempenho para a distro. Entre os novos recursos, o 4MLinux 36.0 apresenta suporte para o protocolo NBD (dispositivo de bloco de rede), que pode ser usado para encaminhar um dispositivo de bloco de um computador para outro, e melhora o suporte para o sistema de arquivos exFAT através da adição do utilitário exfatprogs e a versão mais recente do GParted.

4MLinux 36.0 aprimora suporte exFAT e ganha novos aplicativos. Veja outras novidades desta versão do sistema

Além disso, vários novos aplicativos estão presentes nesta versão, como o utilitário GTkHash para calcular somas de verificação, a popular ferramenta de criptografia VeraCrypt, bem como o utilitário UNetbootin usado para criar unidades USB ativas e inicializáveis ??a partir de imagens ISO.

Os aplicativos atualizados incluem:

  • o pacote de escritório LibreOffice 7.1;
  • navegadores Mozilla Firefox 87.0 e Chromium 88.0.4324.96;
  • cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 78.9.0;
  • editor de imagem GIMP 2.10.22;
  • processador de texto AbiWord 3.0.4;
  • editor de planilha Gnumeric 1.12.48;
  • Reprodutor de música Audacious 4.0.5;
  • bem como reprodutores de vídeo VLC 3.0.12 e MPV 0.32.0.

O 4MLinux 36.0 vem com a pilha gráfica Mesa 20.3.1 para jogos e camada de compatibilidade Wine 6.1 para executar aplicativos do Windows.

Com esta versão, o Adobe Flash Player não é mais compatível e todas as suas dependências foram removidas dos repositórios 4MLinux. A edição do servidor, 4MServer, que permite implementar facilmente um servidor LAMP (Linux, Apache, MariaDB e PHP), também foi atualizada nesta versão e inclui o Apache 2.4.46, MariaDB 10.5.8, PHP 7.4.15 e 5.6.40, Python 3.8.6 e 2.7.18 e componentes Perl 5.32.0.

O anúncio com mais detalhes sobre a versão 4MLinux 36.0 está disponível aqui. Do mesmo modo, para fazer o download agora mesmo basta clicar nos links a seguir:

  1. 4MLinux (edição completa com todos os aplicativos padrão);
  2. 4MLinux Core (edição mínima que também pode ser usada como um sistema de resgate);
  3. e 4MServer (edição orientada para servidor).

Todas as edições são suportadas apenas em computadores de 64 bits.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile