Se você é estudante online, saiba que precisa tomar alguns cuidados para manter a segurança. Neste post, você tem acesso a cinco dicas de segurança cibernética, essenciais para proteger os seus dados.

5-dicas-de-seguranca-cibernetica-para-estudantes

Dicas para que estudantes mantenham a segurança cibernética

Use a autenticação multifator (MFA)

A MFA tornou-se uma medida de segurança necessária. É mais segurança para suas contas, sejam elas do trabalho, escola, Universidade ou das suas redes sociais, por exemplo.

A autenticação multifator é uma camada adicional de segurança, depois de inserir seu nome de usuário e senha. Pode ser um código gerado por um aplicativo, uma notificação por push que você precisa aceitar, uma chave física que você conecta ao seu computador ou algo semelhante.

Use senhas fortes

Procure utilizar senhas com caracteres diversificados, com letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, números e com mais de oito caracteres. Se, por exemplo, o administrador de TI da sua escola definir um comprimento máximo de senha de 10 e permitir uma combinação de letras e números, crie sua senha com 10 caracteres com o máximo de complexidade possível.

Além disso, você precisa lembrar de usar uma senha única para cada uma de suas contas online. Se você usar a mesma combinação de e-mail e senha para todas as contas, se uma delas for violada, você deverá assumir que todas foram violadas. E, o principal, nunca compartilhe senhas com ninguém.

Cuidado com links e anexos

Quando se trata de campanhas de phishing e malware, o perigo não se esconde apenas nos e-mails. Está nas mídias sociais, SMS, plataformas de bate-papo, plataformas de jogos e outras fontes online também.

Então, se alguém lhe enviar um link ou anexo não solicitado, você precisa suspeitar. Trate-o como suspeito e sempre verifique com o remetente se ele é alguém que você conhece, de preferência por outros meios que não o meio pelo qual você recebeu o link ou anexo.

Compartilhe, mas mantenha a segurança

Limite o que você compartilha. Não forneça detalhes pessoais nas mídias sociais, incluindo aqueles que o vinculam à sua escola. Seja esperto sobre quais informações você permite que os aplicativos acessem.

Para estudantes do ensino médio e universitários, pense duas vezes antes de compartilhar fotos particulares com alguém. Considere que eles podem ser compartilhados com outras pessoas e como você se sentiria se isso acontecesse.

Bloqueie seus arquivos

A escola faz sua parte para proteger seus dados mais importantes, mas você também tem um papel a desempenhar. Você pode começar bloqueando os dispositivos que traz para a escola, como seu smartphone e laptop. Certifique-se de que haja pelo menos uma senha ou código que impeça qualquer pessoa de pegar seu dispositivo casualmente e abri-lo.

Se você usa a nuvem para armazenar arquivos, saiba como protegê-lo adequadamente. A nuvem de sua escolha terá um guia sobre isso. Lembre-se, a nuvem só pode ser tão segura quanto você, o usuário, a torna.

Permaneça vigilante e lembre-se de que a segurança cibernética e a privacidade são objetivos e responsabilidades compartilhados. Os alunos devem fazer sua parte da mesma forma que a equipe de TI de sua escola está fazendo a deles.