in

5G abrangerá 1 bilhão de pessoas até o final do ano

Maioria dos aparelhos 5G são telefones Android (cerca de 150 modelos).

5G abrangerá 1 bilhão de pessoas até o final do ano

Em um relatório, a gigante das telecomunicações Ericsson estima que haverá cerca de 220 milhões de assinaturas 5G até o final de 2020; e as implantações 5G devem abranger cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo no mesmo período.

Isso é maior que as estimativas anteriores de 190 milhões de assinantes, impulsionadas por fortes vendas de aparelhos com capacidade para 5G (80% na China). A Ericsson diz que isso se deve principalmente à aceitação mais rápida na China do que o esperado anteriormente.

5G abrangerá 1 bilhão de pessoas até o final do ano

Para colocar as coisas em contexto, o mercado de smartphones chinês se recuperou tão rápido que a Xiaomi vendeu 35% mais unidades no terceiro trimestre deste ano do que no mesmo período do ano passado, substituindo a Apple como a terceira maior fabricante de telefones do mundo.

5G abrangerá 1 bilhão de pessoas até o final do ano
Em um relatório, a gigante das telecomunicações Ericsson estima que haverá cerca de 220 milhões de assinaturas 5G até o final de 2020. Imagem: Ericsson.

A Apple está vendendo novos modelos de iPhone habilitados para 5G, mas a maioria dos aparelhos 5G são telefones Android (cerca de 150 modelos) custando entre US$ 200 e US$ 400.

A Ericsson espera que as assinaturas globais atinjam 8,8 bilhões até o final de 2026, sendo 3,5 bilhões do 5G. Em junho, o último número foi estimado em 2,8 bilhões de assinaturas 5G até o final de 2025.

Enquanto isso, o LTE alcançará o pico de adoção em 2021 e permanecerá a tecnologia de rede móvel dominante por mais alguns anos.

Mais de 100 operadoras em todo o mundo estão em processo de implantação do 5G e muitos países o estão tratando como uma parte essencial de seu desenvolvimento nacional.

O 5G não será benéfico apenas para jogos em nuvem e serviços de streaming de alta qualidade; mas também para uma variedade de aplicações industriais e comerciais, como carros autônomos, blockchain e a Internet das Coisas.

Tech Spot

Samsung está trabalhando no Galaxy A32 5G, seu telefone 5G mais barato

Anunciada série 5G do Redmi Note 9 da Xiaomi

China tem a melhor rede 5G do mundo