GNU Linux-Libre 5.10 também é lançado para quem quer um software 100% livre

Claylson Martins
Claylson Martins

Aqueles que querem um software livre e 100% livre de código proprietário já podem contar com o GNU Linux-Libre 5.10. Ele vem na esteira do lançamento do kernel 5.10 neste final de semana. O anúncio é do idealizador do projeto, Alexandre Oliva. Assim, este kernel não apresenta qualquer código proprietário e drivers não livres.

GNU Linux-Libre 5.10 também é lançado para quem quer um software 100% livre

GNU Linux-Libre 5.10 também é lançado para quem quer um software 100% livre

Seguindo esta filosofia, esta versão apresenta o desbloqueio de um novo primitivo de carregamento de firmware introduzido no kernel Linux 5.10 LTS. Além disso, desativa novos blobs no driver gráfico de código aberto AMDGPU para GPUs AMD e os drivers de vídeo Intel i915 e Bluetooth HCI, bem como no Quallcomm ath11k, Drivers Intel iwlwifi, IMX SDMA e MLXSW Spectrum.

Ele também desativa o carregamento de firmware nos drivers recém-adicionados para a ponte Cadence MHDP8546 DPI/DP e o switch Marvell Prestera. Do mesmo modo, desativa novos blobs nas portas Qualcomm ARM64 (AArch64) e atualiza o código de carregamento de blob para a memória Broadcom STM DPFE e Intel Drivers de som Haswell e HiFi2.

Mais recursos

Além disso, o código BPF pré-compilado faz parte da árvore upstream junto com as fontes correspondentes. O kernel GNU Linux-libre 5.10 também herda todos os novos recursos do kernel Linux 5.10, incluindo o aumento de desempenho no sistema de arquivos Btrfs para operações fsync (), as correções “year-2038” no sistema de arquivos XFS, e suporte do sistema EFI para a arquitetura RISC-V.

  • Ele também apresenta suporte para a extensão de marcação de memória ARMv8.5;
  • suporte para o algoritmo de assinatura digital SM2;
  • um sistema de arquivo EXT4 muito aprimorado e várias outras melhorias.

Além disso, o kernel Linux 5.10 é uma série LTS (Long-Term Support). Assim, muito provavelmente,  terá suporte nos próximos cinco anos. Então, continue com ela para sua distribuição GNU/Linux.

Aqueles que desejam construir um computador pessoal 100% gratuito que não executa nenhum código proprietário podem baixar o kernel GNU Linux-Libre 5.10 agora mesmo do  site oficial. Este kernel Linux baseado em GNU é compatível com todas as distribuições GNU/Linux, bem como com o sistema operacional GNU.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.