openSUSE Tumbleweed ARM adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM

Claylson Martins
Claylson Martins

A comunidade openSUSE lançou hoje uma nova versão do sistema operacional openSUSE Tumbleweed ARM e ele adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM. Como está no próprio nome da distribuição, esta é uma versão para dispositivos embarcados alimentados por um processador ARM.

São inúmeras as atualizações, embora este novo openSUSE Tumbleweed ARM possa parecer comum. Assim, a maior mudança é que agora ele suporta o kit de computador pessoal Raspberry Pi 400 da Raspberry Pi Foundation recentemente revelado. Na verdade, falamos da placa Raspberry Pi 4 de 4 GB disfarçada de teclado.

openSUSE Tumbleweed ARM adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM

openSUSE Tumbleweed ARM adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM

Além disso, o openSUSE Tumbleweed ARM agora também suporta o mais recente Raspberry Pi 4 Compute Module (CM). Esta é uma placa Raspberry Pi 4 em um formato compacto projetado especificamente para aplicativos profundamente integrados.

Por outro lado, graças à adição do mais recente e melhor kernel Linux 5.10 LTS Series e Mesa 20.3 Graphics Stack Series, o openSUSE Tumbleweed ARM agora suporta GPUs Mali Bifrost, incluindo G72, G31 e G52, através do driver gráfico Panfrost da Collabora.

Para placas Raspberry Pi normais, o firmware raspberrypi foi atualizado para a versão 2020.12.15. Do mesmo modo, esta versão melhora a renderização em computadores Raspberry Pi 3 ao usar o driver de vídeo proprietário. Então, a maioria dos principais componentes e aplicativos incluídos no sistema operacional openSUSE Tumbleweed ARM f possuem as versões mais recentes para fornecer a você uma experiência muito aprimorada e desempenho de alto nível.

A porta ARM do openSUSE Tumbleweed atualmente tem como alvo as plataformas AArch64 (ARM 64 bits/ARMv8), ARMv7l/ARMv7hl e ARMv6l/ARMv6hl. Além do Raspberry Pi, também é compatível com BananaPi, Cubie Board, CuBox, Orange Pi Zero, PINE64, Samsung Chromebook, BeagleBone, Cubietruck, BeagleBoard e muitos outros dispositivos.

Você pode baixar o instantâneo mais recente do openSUSE Tumbleweed ARM para o seu dispositivo favorito e com o ambiente de área de trabalho de sua escolha (Xfce, JeOS, Enlightenment E20, KDE Plasma ou LXQt) agora mesmo do site oficial.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.