in

Conheça 8 sistemas operacionais para usar no Raspberry Pi

São várias opções além do sistema próprio.

Conheça 8 sistemas operacionais para usar no Raspberry Pi

Raspberry Pi é um micro-PC ou ‘computador de placa única’ (SBC) que, desde seu lançamento há 8 anos, se tornou muito popular na educação e entusiastas da eletrônica. Porém, sendo baseado em uma arquitetura ARM (como os processadores M1 da Apple, ou os da Qualcomm da maioria dos dispositivos móveis no mercado), os sistemas operacionais que podemos instalar neste PC não são exatamente os mesmos que estamos acostumados a usar em PCs tradicionais. A Raspberry Pi Foundation apoia o desenvolvimento do Raspbian, com base no Debian Linux otimizado para esta classe de dispositivos. No entanto, há outras opções de sistemas operacionais para usar no Raspberry Pi que rodam perfeitamente no dispositivo.

Então, conheça 8 sistemas operacionais para usar no Raspberry Pi.

Windows 10

Uma das perguntas mais frequentes entre os entusiastas de computador que procuram RPi pela primeira vez é “Posso instalar o Windows no Raspberry?” .

E a resposta geralmente é um sonoro “não”. Entretanto, isso não é inteiramente verdade, porque existem duas versões do Windows 10 compatíveis com dispositivos ARM:

  • Windows 10 para ARM, típico para tablets e dispositivos móveis conversíveis. Seu suporte não é completo, e ainda tem problemas para reconhecer 100% da RAM instalada. Contudo, é possível instalá-lo e assim ter uma experiência de desktop 100% Windows no RPi.
  • O Windows 10 IoT é uma versão do sistema operacional da Microsoft voltada exclusivamente para dispositivos da Internet das Coisas. E sim, ele é compatível com o RPi há muito tempo.

Android

Sim. O Android é tecnicamente Linux porque usa uma versão modificada de seu kernel. Porém, suas diferenças são tantas que, para fins práticos, estamos falando de outro sistema operacional.

O Android é uma opção interessante para o RPi se quisermos construir algum tipo de dispositivo multimídia DIY, como um Android TV Box, um HTPC ou um console de jogos com jogos Android bem como se quisermos nos fornecer um ambiente de desenvolvimento adequado para este sistema operacional móvel .

Embora existam várias opções disponíveis para instalar portas Android neste sistema, talvez a mais recomendada (por ser a mais documentada, entre outros fatores) seja a ‘distribuição’ do LineageOS.

Chrome OS

Fydeos

Não se engane: o Raspberry não é um dispositivo particularmente poderoso (nem era esse o objetivo para o qual foi criado). Portanto, recorrer a um sistema operacional baseado em nuvem que busca minimizar o consumo de recursos do sistema pode ser uma boa idéia. E é aí que entra o Chrome OS.

Este segundo sistema (desenvolvido, como o anterior, pelo Google) usa o navegador Chrome como interface de usuário. Assim, a maioria de seus aplicativos são web. Além disso, possui também várias distribuições customizadas compatíveis com o RPi, entre elas o FydeOS.

Android Things

Android Things

Sim, como o Windows, o Android também tem uma versão para dispositivos IoT (com pouca memória e potência limitada), embora por um ano e meio o Google o tenha redirecionado , especialmente, em dispositivos como alto-falantes e telas inteligentes. E sim, o Android Things tem suporte oficial para o Raspberry Pi 3.

Plan 9

Plano 9 da instalação do Bell Labs

Este sistema operacional distribuído e escalonável, não muito popular fora de áreas especializadas, é baseado – como o Linux e os BSDs – no UNIX. Possui uma interface gráfica particular chamada ‘ rio ‘ e se distingue por representar todas as interfaces do sistema (incluindo a rede e periféricos) como parte de seu sistema de arquivos.

RISC OS

Cliffs Pi

Junto com o Windows 10, o RISC OS é o único sistema operacional nesta lista que não é derivado do UNIX. Nascido em 1987, foi o primeiro sistema operacional usado para rodar computadores comerciais com arquitetura ARM.

Possui interface gráfica própria (com um visual meio vintage , é verdade), além de gerenciador de pacotes, intérprete de comandos e a particularidade de requerer mouse com três botões para seu uso.

O RISC OS é um dos sistemas operacionais que podemos instalar a partir da ferramenta de instalação Raspberry NOOBS. Depois de instalado, é incrivelmente rápido de inicializar.

NetBSD e OpenBSD

Netbsd Desktop

Esses dois sistemas operacionais, pertencentes à mesma família de sistemas BSD aos quais o macOS também pertence, seriam os ‘primos’ do Linux. Eles são sistemas operacionais multiplataforma gratuitos e de uso geral, utilizáveis em modo de texto ou em ambientes de desktop completos.

  • O NetBSD é um sistema operacional estável e confiável, nascido fora da caixa com um foco claro na portabilidade (na verdade, ele suporta 59 arquiteturas diferentes e seu lema é ‘ Claro que funciona com o NetBSD‘).
  • O OpenBSD é, por sua vez, um fork do anterior que coloca ênfase na segurança e criptografia.

As opções não se esgotam aqui. Há outros sistemas operacionais sendo desenvolvidos especialmente para Raspberry Pi.

Ubuntu Unity 20.10 é lançado oficialmente para o Raspberry Pi

Raspberry Pi OS lançado com novidades!

elementary OS está chegando ao Raspberry Pi 4