Depois de um ano em desenvolvimento, o Wine 6.0 está agora oficialmente disponível como a versão estável anual para este projeto de código aberto. O programa permite que jogos e aplicativos do Windows sejam executados em Linux, macOS e outras plataformas semelhantes ao Unix. Há mudanças importantes, incluindo suporte para módulos centrais no formato PE, backend Vulkan para WineD3D, suporte para DirectShow e Media Foundation, bem como console de texto renovado.
Entre os muitos destaques do Wine 6.0 estão:
- os módulos principais agora sendo implementados no formato Portable Executable (PE);
- o back-end Vulkan inicial (experimental) para WineD3D como uma alternativa para OpenGL;
- suporte para DirectShow e Media Foundation;
- e uma reformulação de seu texto de implementação do console.
Wine 6.0 estável acaba de ser lançado com Vulkan Backend para WineD3D e mais:
O Wine 6.0 também tem suporte a dispositivo de entrada bruto, um driver de kernel USB inicial, várias melhorias de suporte Vulkan, acesso a configuração de exibição via RandR 1.4, suporte a API WebSocket, suporte inicial para ARM64 no macOS e vários aprimoramentos de ferramentas de desenvolvedor.
Os destaques do Wine 6.0 incluem novos recursos do Direct3D 11, mistura de fonte dupla e máscaras de amostra anti-aliasing multi-sample, suporte para multi-samples Direct3D 9 alfa, suporte para mais placas gráficas e drivers gráficos mais recentes, bem como suporte para o driver Vulkan 1.2.162.
A biblioteca libUSB agora está sendo usada para implementar o driver USB e a biblioteca VkD3D-Shader para traduzir shaders Direct3D para sombreadores SPIR-V para o renderizador WineD3D Vulkan.
- O mecanismo Mono também foi atualizado nesta versão para a versão 5.1.1 para oferecer melhor suporte aos aplicativos .NET. Ele também suporta um novo compilador LLVM-MinGW para compilação cruzada PE;
- implementa uma nova opção /v para permitir que o WineCfg consulte e modifique a versão configurada do Windows por meio da linha de comando;
- adiciona suporte para pesquisar vários arquivos por meio de uma nova ferramenta FIND ;
- e suporte para exibir o nome de usuário atual por meio de uma nova ferramenta WHOAMI.
Outros recursos
Em termos de segurança, o Wine 6.0 implementa e habilita por padrão o provedor de criptografia DSSENH (Assinaturas digitais) e adiciona suporte para algoritmos adicionais na biblioteca BCrypt, incluindo a cifra 3DES e as chaves DSA.
O suporte à rede também foi aprimorado nesta versão principal, graças à implementação da API WebSocket e do driver de rede NDIS, a elevação do mecanismo Gecko para a versão 2.47.2 e melhor suporte a LDAP e Active Directory Service.
Outros recursos dignos de nota incluem notificações de dispositivo Plug & Play, suporte XRandR 1.4 para recuperar configurações de exibição, suporte a Unicode 13.0, modo de compatibilidade de versão do Windows para relatar novas versões do Windows para aplicativos.
O Wine 6.0 está disponível para download agora mesmo no site oficial dos fornecedores do sistema operacional Linux que desejam integrá-lo em suas distribuições GNU/Linux, bem como qualquer pessoa que queira compilar seu próprio software. Do mesmo modo, veja os repositórios estáveis de suas distros favoritas para os pacotes Wine 6.0 nos próximos dias.
Mais detalhes sobre este grande lançamento do Wine 6.0 por meio das longas notas de lançamento no WineHQ.org.