A suíte de escritório OpenOffice pode acabar, pois é. Mas um detalhe, não é a primeira vez que essa ameaça eminente aparece, na verdade é a terceira vez que o projeto passa por dificuldades devido a falta de desenvolvedores.
Durante a transição da Sun para Oracle e da Oracle para o Apache o fim foi cogitado. Ocorre que em 2010 boa parte dos desenvolvedores foram trabalhar em favor do LibreOffice, que tornou-se a suíte de escritório popular, devido aos seus recursos e rapidez na correção de bugs ou itens de segurança.
A crise na suíte do OpenOffice foi e é tão grave em relação as correções de erros e de segurança, que a equipe do OpenOffice
orientou seus usuários a migrarem para o Microsoft Office ou LibreOffice em Julho deste ano. Tudo isso deu-se pelo fato de uma correção que era necessária ser feita, e devido a demora a equipe de desenvolvedores sugeriu a migração. A correção saiu atrasada, já em Agosto e eles infelizmente só conseguiram distribui-la através de instalação de forma manual.
Atualmente, eles estão pensando no que fazer e como fazer, pois infelizmente são poucos aqueles que querem desenvolver para projeto. E então, o Dennis Hamilton que é o vice-presidente da Fundação Apache esta cogitando por um fim no projeto.
google_ad_client = “ca-pub-5822666425104102”;
google_ad_slot = “7651670077”;
google_ad_width = 728;
google_ad_height = 90;
Mas como seria isso?
Tentando resumir tudo, o código ficaria disponível para qualquer pessoa utilizar, ma sem adição de novidades ou atualizações. Depois seria desligado as listas de discussões públicas e a lista para desenvolvedores. Em seguida todos os sites ligados ao projeto como redes sociais e o site do OpenOffice também sairia do ar.
E o LibreOffice?
O LibreOffice é mantido pela The Document Foudantion, e permanece firme e forte de pé, inclusive é através dos desenvolvedores do LibreOffice que os usuários do OpenOffice conseguem ter acesso à novos recursos em sua suíte.
google_ad_client = “ca-pub-5822666425104102”;
google_ad_slot = “7651670077”;
google_ad_width = 728;
google_ad_height = 90;
O LibreOffice possui cerca de 100 milhões de usuários ativos,
segundo a Collabora. Já o OpenOffice possuem mais usuários no Windows e Mac, e o LibreOffice permanece líder nas mais varias distribuições.
Bom, agora o projeto esta ainda pensando no que vai fazer, se fecha as portas ou se estuda como atrair novos colaboradores. Caso você queira dar uma olhada na discussão sobre o assunto, veja a lista pública abaixo clicando no botão.