Os desenvolvedores da empresa de virtualização ARM Corellium conseguiram colocar o Ubuntu 20.04 em execução no novo Mac Mini com Apple Silicon; e já está sendo descrito como “completamente utilizável”!
Mesmo Linus Torvalds não estava convencido de que o suporte ao Linux no M1 apareceria em breve. Ele disse:
…o principal problema com o M1 para mim é a GPU e outros dispositivos ao redor dela, porque é provavelmente o que me impediria de usá-lo porque não teria nenhum suporte para Linux.
Ubuntu agora roda em Apple Silicon
Não que Torvalds estivesse totalmente errado. O suporte a GPU é de fato um ponto de conflito atual no esforço Linux para M1 da Correllium. Ele (ainda) não inclui suporte a GPU, o que significa que o manuseio de “gráficos” é feito por meio de renderização de software.
Uma iniciativa separada para fazer engenharia reversa/criar um driver gráfico compatível com o Linux para chips M1 do zero está em andamento por meio do projeto Asahi Linux, que é liderado pelo desenvolvedor que trouxe o Linux para o PS4.
É muito cedo para os entusiastas do Linux em geral correrem e comprarem um produto da Apple com um chip M1, especialmente com a intenção de rodar o Linux nele? Sim! E se você já possui um?
Bem, a Corellium está disponibilizando seu código Linux para M1 gratuitamente sob uma licença de código aberto no GitHub. Eles também pretendem disponibilizar o máximo possível do trabalho.
OMG! Ubuntu!