A pergunta do título desta matéria é quase enigmática. Afinal, como um programa feito para ser consumido na TV ou via streaming poderia afetar o nosso cotidiano? A resposta pode surpreender muita gente. Afinal, os roteiristas, sejam do Brasil ou de outros países, se inspiram, quase sempre, em fatos da vida real. São histórias de pessoas de verdade que podem gerar as histórias mais mirabolantes (ou não) que prendem nossa atenção e servem de inspiração para quem ainda não passou por determinada experiência.
Em tempos de pandemia, isso parece ter ficando ainda mais intenso. Nunca o consumo de conteúdo via streaming foi tão alto. Talvez sem essa válvula de escape, muitos entrassem em depressão ou seriam levados à loucura devido ao confinamento forçado em todo o planeta. Por bem, foi exatamente para saber qual o verdadeiro impacto deste produto da indústria cultural em nossas vidas que a Betway, um site de roleta online, fez uma pesquisa para saber como as séries impactam nossas vidas.
Os dados foram levantados pela plataforma de inteligência em tempo real Conviva. Ela mede a audiência do streaming de forma otimizada. Por essa medição, ficamos sabendo que o tempo de utilização de streamings aumentou em 63% em relação a 2019.
Quais os impactos do consumo de séries e filmes nos indivíduos e sociedade?
Esta é a pergunta a ser respondida neste levantamento. Na imagem acima vemos que não se trata de mero palpite. A série “O Gambito da Rainha”, que estreou em 23 de outubro de 2020, ocupou o oitavo lugar entre as mais pesquisadas no mundo pelo mecanismo do Google. A série foi assistida em 62 milhões de casas num curto período de tempo: apenas 28 dias. Foram nada menos que 551 milhões de minutos assistidos, apenas nos três primeiros dias. Isso equivale a 382 mil dias. Além disso, a série foi líder absoluta em países como Israel, Argentina e no Reino Unido.
Por outro lado, as informações também mostram aumento das buscas por um termo específico como “Xadrez”. Então, neste caso, o aumento chegou a 88%. Da mesma forma, a procura por “jogadas de xadrez” cresceu 150%. Já a busca por “gambito da rainha” teve aumento de 250%. Porém, o mais interessante foi o livro no qual a série se inspira ter virado um sucesso de vendas. Nada demais se isso não ocorresse 37 anos depois de seu lançamento. Isso mesmo: foram quase quatro décadas para que o livro se tornasse um best seller.
Os termos mais procurados no Brasil mostram que as buscas no Google por termos como “Rainha Elisabeth II” cresceram 433%, principalmente, na estreia de cada temporada. A imagem abaixo ilustra esse dado:
Os números não deixam dúvidas. Definitivamente, o poder das séries nunca foi tão grande quanto em 2020. Pelo menos para isso a epidemia de coronavírus teve um efeito positivo.