Parece que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Embora com as comemorações frustradas por conta da pandemia, em relação ao software livre e open source não há muito o que relamar, pois a folia continua. O tão esperado home theater/media center de código aberto Kodi 19 “Matrix” foi oficialmente lançado hoje como uma grande atualização com vários novos recursos e melhorias.
O programa tem o nome de “Matrix” em homenagem à franquia de filmes de Hollywood com o mesmo nome. Por outro lado, o Kodi 19 está em desenvolvimento há dois anos e vem com:
- suporte para o formato de codificação de vídeo AV1;
- suporte para Python 3 para add-ons;
- uma nova visualização de música Matrix, junto com a nova configuração para abrir automaticamente a janela de visualização de música em tela inteira quando a reprodução é iniciada.
Lançado Kodi 19 Matrix
Além disso, o Kodi 19 também melhora o manuseio de conjuntos de CD e box sets e manuseio de datas de lançamento de álbuns;
- adiciona suporte para alterar a opacidade das legendas;
- e uma nova cor cinza escuro para legendas;
- adiciona suporte para tags de arquivo em HTTPS;
- melhora a qualidade de visualização de jogos Pixel Art;
- adiciona suporte para OpenGL bicubic scalers;
- bem como várias melhorias nas informações do usuário.
Outros recursos
Estuary, a skin padrão para Kodi, recebeu algumas melhorias notáveis ??também, como uma nova visualização “Now Playing” para reprodução de música com detalhes para a música atualmente em reprodução ou selecionada. Além disso, uma música redesenhada em tela cheia ou janela de visualização para combinar com outras. janelas de tela e permitem que fan art e visualizações sejam exibidas sem sobreposições coloridas. Por outro lado, há um novo formato de visualização de lista ampla para a visualização de lista de reprodução padrão.
O Estuary também recebeu suporte para exibir informações de capítulos para vídeos musicais, sinalizadores de informações de mídia adicionais para a janela de tela cheia e visualização de música, várias melhorias na arte da biblioteca de música e vídeo, um SeekBar redesenhado que agora oculta automaticamente ao pausar a reprodução de vídeo, bem como um visualização aprimorada do “Próximo item”.
O módulo PVR foi bastante aprimorado nesta versão. Vem com:
- suporte para lembretes, grupos de canais de TV e rádio, widgets da tela inicial e categorias PVR dinâmicas para Estuary;
- melhorias para os gerentes de Grupo e Canal;
- suporte para iniciar entradas de EPG ao vivo;
- a capacidade de classificar canais e EPG pela ordem de back-end dos canais;
- melhorias de desempenho para as janelas de pesquisa;
- e guia e controles de navegação da janela guia.
Linux, Android e iOS
Para usuários do Linux, o Kodi agora usa um único binário para vários sistemas de janelas, como X11, Wayland e GBM. Então, significa que você não precisa mais selecionar um binário diferente com base no ambiente de destino. Além disso, o Kodi 19 usa complementos do Python 3, pois o Python 2 atingiu o fim de sua vida útil em janeiro de 2020. Também há novos scrapers Python para música, TV e filmes também foram adicionados.
Para usuários de Android, o Kodi 19 apresenta:
- suporte HDR10 estático para todos os tipos de fonte;
- e suporte dinâmico Dolby Vision HDR para serviços de streaming, se o dispositivo os suportar.
No iOS, Kodi agora oferece suporte a controladores de jogo Bluetooth do Xbox, PlayStation etc.
Como obter Kodi 19?
O software em breve será incluído nas próximas versões dos CoreELEC ou LibreELEC. No entanto, há uma opção para quem não quer esperar. Assim, você pode baixar e instalar Kodi 19 de repositórios de sua distro ou compilar as fontes.
9to5 Linux