Crystal é uma linguagem para humanos e computadores. A sintaxe do Crystal é fortemente inspirada no Ruby, por isso parece natural de ler e fácil de escrever, e tem o benefício adicional de uma curva de aprendizado mais baixa para desenvolvedores experientes em Ruby. Saiba como instalar o Crystal no Linux.
Uma linguagem de programação com os seguintes objetivos:
- Ter uma sintaxe semelhante a Ruby (mas a compatibilidade com ela não é um objetivo);
- Verificado estaticamente, mas sem ter que especificar o tipo de variáveis ??ou argumentos do método;
- Ser capaz de chamar o código C escrevendo ligações para ele no Crystal;
- Ter avaliação em tempo de compilação e geração de código, para evitar código clichê. Compile para um código nativo eficiente.
O Crystal tem uma sintaxe dedicada para chamar facilmente bibliotecas nativas, eliminando a necessidade de reimplementar tarefas de baixo nível, por exemplo. As bibliotecas do Crystal são empacotadas como Shards e distribuídas via Git sem a necessidade de um repositório centralizado. Os comandos integrados permitem que as dependências sejam facilmente especificadas por meio de um arquivo YAML e buscadas em seus respectivos repositórios. Tenha à mão uma excelente ferramenta.
Instale agora mesmo o Crystal no seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo.
Instalando o Crystal no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Crystal no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Crystal no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Crystal no Fedora e derivados!
Para instalar o Crystal no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Crystal no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Crystal no Fedora ou derivados:
Instalando o Crystal no Debian e derivados!
Para instalar o Crystal no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Crystal no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Crystal no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Crystal no Linux!