Debian 11 Bullseye Installer Release Candidate vem com Linux 5.10 LTS

Claylson Martins
Claylson Martins

O Projeto Debian continua seu trabalho no próximo sistema operacional Debian GNU / Linux 11 “Bullseye”, previsto para meados de 2021. Neste sentido, os desenvolvedores lançaram o primeiro Release Candidate do Instalador Debian para o Debian 11. Assim, a maior novidade do Debian 11 Bullseye Installer Release Candidate é que ele vem com Linux 5.10 LTS.

Esta atualização vem depois de cerca de quatro meses do último marco Alpha, o Release Candidate (RC) do Debian Bullseye Installer está aqui para aumentar o suporte do kernel Linux 5.9 para a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Esta deve ser a versão padrão no lançamento do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” em meados deste ano.

Debian 11 Bullseye Installer Release Candidate vem com Linux 5.10 LTS

Debian 11 Bullseye Installer Release Candidate vem com Linux 5.10 LTS

Então, essa mudança por si só traz melhor suporte de hardware. Entretanto, o Debian Installer Bullseye Release Candidate também adiciona suporte para vários computadores de placa única, como Banana Pi BPI-M2-Ultra, Banana Pi BPI-M3, Orange Pi One Plus, ROCK Pi 4a, ROCK Pi 4b e ROCK Pi 4c, bem como suporte para o processador Rockchip RK3399 encontrado em vários dispositivos.

Entre outras mudanças que merecem destaque, o Debian Installer gráfico para Debian 11 Bullseye agora está usando a biblioteca libinput para lidar com dispositivos de entrada em compositores Wayland. Por outro lado, fornece um driver de entrada X.Org genérico em vez do driver evdev, que melhora o suporte para touchpads. Do mesmo modo, adiciona suporte para criação de partições em dispositivos UAS USB e adiciona suporte SBAT (Secure Boot Advanced Targeting) no bootloader GRUB2 para melhorar a segurança.

Além disso, o suporte de subvolume mínimo para a partição raiz (/) foi adicionado no partman-btrfs, agora é possível usar o caractere sublinhado no nome de usuário da primeira conta criada durante o processo de instalação e o tema Homeworld criado por Juliette Taka para Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” agora está habilitado por padrão.

Correções e atualizações

Do mesmo modo, estão lá várias correções de bugs. Quem estiver interessado pode consultar o changelog completo aqui. Assim, dá para saber o que exatamente foi alterado ou melhorado neste primeiro Release Candidate do instalador Debian Bullseye.

Se você estiver disposto a tentar, lembre-se de que o modo de recuperação está quebrado no instalador gráfico e que o driver gráfico de código aberto amdgpu é necessário para habilitar o suporte para muitas placas de vídeo AMD. Sendo assim, você pode baixar o Debian Installer Bullseye RC1 agora mesmo do site oficial.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.