in

Debian 11.0 está congelado

Debian 10.9 lançado com suporte FWUPD SBAT e correções de bugs

Na semana passada, o Debian 11 “Bullseye” embarcou em seu congelamento rígido para se preparar para o lançamento ainda este ano. Um mês após o início do congelamento direto Bullseye , o Debian 11 agora está congelado. Para o hard freeze, os pacotes principais e os pacotes sem suporte para autopkgtest são tratados como se estivessem em um congelamento total. 

- Anúncios -

Por outro lado, pacotes não-chave com suporte a Autopkgtest são tratados como se estivessem no congelamento suave. Autopkgtest é a solução integrada Debian para executar testes automáticos de aceitação e conformidade de pacotes.

Debian 11.0 agora está congelado

Debian 11.0 agora está congelado

Pacotes chave e pacotes Debian sem cobertura Autopkgtest precisam ser desbloqueados pela equipe de lançamento do Debian se quiser passar do Debian instável para o testing. Mais detalhes na página de política de congelamento da Bullseye.

A partir de 2021-03-12, pacotes-chave e pacotes sem autopkgtest serão tratados como no Full Freeze (veja abaixo), enquanto pacotes não-chave com autopkgtest serão tratados como durante o Soft Freeze.

Como os pacotes principais são isentos de remoções automáticas, erros RC ou regressões nos pacotes principais podem causar atrasos no processo de congelamento. Para diminuir a mudança de novas regressões no teste, todas as mudanças nos pacotes principais precisarão ser desbloqueadas pela equipe de lançamento.

Resumo

O estado atual do Debian 11.0 Bullseye foi resumido em bits da equipe de lançamento: congelado, muito para esquentar.

De acordo com a programação, congelamos o alvo um pouco mais na semana passada
(12-03-2021). Isso significa que estamos um passo mais perto do lançamento de
bullseye e esperamos que todos sigam a política de congelamento. Esta significa que a partir de agora pacotes-chave e pacotes sem a cobertura do autopkgtest precisa ser desbloqueada pela equipe de liberação para ser capaz para migrar de instável para teste. Se você precisar solicitar um desbloqueio, verifique se sua solicitação está de acordo com a política de congelamento e use $ (reportbug release.debian.org) para obter os metadados corretos e obtenha o modelo que nos ajuda a obter as informações certas.

Observe que os pacotes que não estão na lista de pacotes-chave, com autopkgtests não superficiais que têm sucesso em todas as arquiteturas e não a causa das regressões migrará sem um desbloqueio após 20 dias. Se você não tem certeza sobre o status de migração atual do seu pacote, você pode verificar.

Agora é um bom momento para ajudar a testar instalações e atualizações para encontrar tantos problemas quanto possível e corrigir bugs rc. Esteja ciente do bug 984533 (libc6), 974552 (libcrypt1) e 953562 (libcrypt1). Adicione informações a esses erros se você puder ajudá-los a avançar.

Lembre-se também de registrar bugs nas pseudo notas de lançamento pacote se você souber de questões que merecem ser mencionadas no notas de lançamento. Idealmente com o texto proposto ou mesmo por meio de uma solicitação de mesclagem na salsa, mas mesmo que você só possa nos apontar os problemas que já estimado.

O próximo passo no lançamento do Debian 11 é o congelamento total para o qual essa data ainda não foi determinada. Dependendo de como a qualidade está parecendo e de tudo o mais dando certo, devemos ver o Debian 11 alguns meses depois.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

samsung-galaxy-a82-camera-em-detalhes

Samsung Galaxy A82: Câmera em detalhes

KDE tem mais correções do Wayland

KDE tem mais correções do Wayland