A Jaguar Land Rover afirma está trabalhando em um protótipo de veículo elétrico de célula a combustível de hidrogênio (FCEV), que planeja começar a testar ainda em 2021. O veículo é baseado em seu Land Rover Defender, e a empresa diz que concentrará seus testes em “atributos-chave”, como consumo de combustível e recursos off-road, por exemplo.
O FCEV faz parte da estratégia da empresa para atingir zero emissões no tubo de escape até 2036 e zero emissões líquidas de carbono em sua cadeia de suprimentos e operações até 2039. Os veículos elétricos com célula de combustível geram eletricidade a partir do hidrogênio para alimentar seus motores elétricos, e a Jaguar Land Rover os considera complementares para baterias de veículos elétricos.
“Sabemos que o hidrogênio tem um papel a desempenhar no futuro mix de trem de força em toda a indústria de transporte e junto com os veículos elétricos a bateria, disse Ralph Clague, chefe da divisão de hidrogênio e células de combustível da empresa.
Tecnologia dos FCEVs: Jaguar Land Rover testará um protótipo de veículo movido a hidrogênio
Os veículos “fornecem alta densidade de energia e reabastecimento rápido, com perda mínima faixa em baixas temperaturas”, segundo a Jaguar Land Rover. Assim, a tecnologia por trás dos FCEVs os torna “ideais para veículos maiores e de longo alcance ou aqueles operados em ambientes quentes ou frios”, disse a Jaguar Land Rover em seu anúncio.
Além da Jaguar, outras montadoras anunciaram planos para desenvolver veículos movidos a hidrogênio. Segundo o TheVerge, a Toyota disse em abril que sua estratégia de veículos elétricos incluiria 70 novos modelos até 2025, incluindo modelos de células a combustível de hidrogênio. E embora a Honda tenha descontinuado seu Clarity EV no ano passado, a empresa diz que planeja continuar a fazer uma versão de célula de combustível de hidrogênio.
Além disso, o TheVerge aponta que, em janeiro, a General Motors anunciou uma parceria com a empresa de transporte rodoviário Navistar e a empresa de célula de combustível de hidrogênio OneH2 que inclui planos para uma frota de caminhões de célula de combustível de hidrogênio com emissão zero.
Os EUA ainda não têm uma infraestrutura robusta de abastecimento de veículos a hidrogênio. No entanto, embora haja 39 postos de abastecimento de hidrogênio na Califórnia e alguns no Havaí, apenas alguns postos estão abertos ao longo da Costa Leste até agora.
Esperamos que os testes revelem bons resultados. A tecnologia da Jaguar para mover um veículo a hidrogênio pode abrir caminho para outras empresas realmente testarem essa tecnologia e produzirem seus próprios veículos.