A Qualcomm afirmou que seus atuais chips smartwatch podem suportar a próxima atualização do Wear OS que o Google e a Samsung estão desenvolvendo. A empresa afirma que o novo Wear OS pode funcionar em smartwatches já existentes.
A empresa conversou com XDA-Developers e confirmou o suporte com o novo Qualcomm Snapdragon Wear 4100 e até mesmo com o antigo Snapdragon Wear 3100. Isso pode permitir que muitos dos melhores relógios Wear OS estendam sua vida útil. Dito isso, a declaração da Qualcomm ainda deixa muito no ar.
Estamos trabalhando com o Google para trazer o Wear OS 3.0 para as plataformas Snapdragon Wear 4100+ e 4100. As plataformas Snapdragon Wear 3100, 4100+ e 4100 são capazes de oferecer suporte ao Wear OS 3.0, mas não estamos discutindo nenhum detalhe neste momento.
A declaração da Qualcomm para o XDA ecoou no Android Central quando pressionada para comentar e sugere que os detalhes em torno do suporte podem não ser resolvidos. A Qualcomm parece confiante de que seus chips podem rodar a nova versão do Wear OS. No entanto, isso pode depender do Google e dos OEMs de smartwatch se os dispositivos mais antigos receberão ou não a atualização.
Wear OS 3.0 em smartwatches já existentes
A Fossil já declarou que não está atualizando seus smartwatches existentes para a nova versão do Wear OS, o que deixa de fora dispositivos populares como o Fossil Gen 5E. No entanto, sempre é possível que a empresa reverta o curso dessa decisão.
Enquanto isso, parece que as coisas ainda não estão claras para os dois dispositivos que executam a mais recente plataforma Snapdragon Wear da Qualcomm, como o Mobvoi TicWatch Pro 3 GPS e o recém-lançado TicWatch E3, por exemplo.
Por enquanto, de acordo com o Android Central podemos ter certeza de que os próximos smartwatches da Fitbit e da Samsung rodarão o novo Wear OS, com alguns rumores indicando que a Samsung está usando um chip Exynos para seu dispositivo. No entanto, isso ainda deixa muitos proprietários atuais do Wear OS sem sorte ou se agarrando à esperança.
Espera-se que a Samsung mostre mais sobre a próxima versão do Wear OS em um showcase do MWC 2021 que está por vir. Com alguma sorte, haverá mais informações sobre o suporte para dispositivos existentes. Por enquanto, podemos dizer que, talvez ainda haja uma confusão no que diz respeito ao suporte ao Wear OS.
Com a Qualcomm afirmando que os chipsets de smartwatches já existentes podem suportar o novo Wear OS, talvez algumas empresas decidam estender o suporte para os seus dispositivos, se não tão rápido, talvez em breve. Com algumas empresas já decidindo pela não atualização, no entanto, talvez isso também possa incentivar outras a fazerem o mesmo. Ou seja, ainda temos um futuro incerto para isso,
Via: XDA-Developers / AndroidCentral