A Samsung mesmo não colocando em prática ou seguindo adiante com seus dispositivos de realidade virtual (VR), pode desempenhar um grande papel nos planos da Sony para seu fone de ouvido PlayStation VR de próxima geração, o PSVR 2. Embora muitos fabricantes de fones de ouvido de VR estejam supostamente adotando a tecnologia LCD Para obter resoluções mais altas, a Sony pretende empregar a tecnologia Samsung OLED para o PSVR 2. Assim, o fone de ouvido PlayStation VR poderá ser equipado com Samsung OLED.
Ambas as tecnologias de display LCD e OLED têm seus próprios prós e contras em termos de realidade virtual, por exemplo. Muitas pessoas podem te dar respostas diferentes sobre cada tecnologia, caso tenha dúvidas de qual tecnologia é melhor para VR.
No entanto, a tecnologia OLED é conhecida por oferecer melhor contraste e um tempo de resposta mais rápido, enquanto os painéis LCD VR podem ter resoluções mais altas e menos efeito de porta de tela. Ou seja, cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Os OLEDs têm sido historicamente reservados para fones de ouvido VR de última geração devido aos custos mais altos associados a painéis de alto desempenho. O Sammobilo cita que, pode-se argumentar que uma solução LCD barata para VR é melhor do que um display OLED barato, mas um painel OLED de última geração pode oferecer vantagens que o LCD não possui, por exemplo.
O Sony PSVR 2 com tecnologia Samsung está planejado para ser lançado em 2022
A Sony planeja ter o fone de ouvido PSVR 2 pronto para o mercado consumidor bem a tempo para a temporada de férias de 2022, de acordo com o Bloomberg. No entanto, nem a Sony nem a Samsung Display fizeram comentários sobre o assunto até o momento.
O fone de ouvido PSVR original lançado em 2016 tinha uma tela AMOLED de 120 Hz que foi fornecida pela Samsung, revelou uma desmontagem iFixit naquela época. Ele tem uma diagonal de 5,7 polegadas e uma resolução bastante baixa, para um fone de ouvido VR, de 1920×1080 (960×1080 por olho).
As especificações técnicas para a suposta tela OLED do PSVR 2 fabricada pela Samsung são desconhecidas. No entanto, o Sammobile aponta que ela pode ter uma resolução e densidade de pixels maiores. A Samsung tem trabalhado para expandir ainda mais os limites da densidade de pixels de OLED, mas seu primeiro painel OLED que promete uma densidade de 1.000 ppi pode não chegar ao mercado antes de 2024.
Esperamos que o dispositivo da Sony não tenha seu valor muito aumentado em função da utilização de tela OLED. Até o seu lançamento, esperamos descobrir mais sobre o mesmo.