Pelo menos desde maio passado é sabido que a China trabalha fortamente para o lançamento de sua alternativa própria ao Google Summer of Code and Outreachy. Este programa global de código aberto hospedado pelo Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências está realizando o “Verão de 2021” para encorajar estudantes em idade universitária, independentemente de sexo ou nacionalidade, a se envolverem no desenvolvimento de código aberto. China apresenta alternativas de projetos de código aberto por meio do seu próprio GSoC.
O programa Summer 2021 paga cerca de $ 932 a $ 1865 USD por projeto, dependendo da complexidade. Os projetos da comunidade de código aberto também podem participar para receber ajuda se estiverem sob uma licença de software aprovada pela OSI.
China apresenta alternativas ao GSoC para incentivar projetos de código aberto
O verão de 2021 está no meio de sua primeira rodada agora. Para os curiosos sobre alguns dos trabalhos em curso, entre as propostas aceites estão:
- Portando o gerador de linguagem de sombreamento OpenGL (GLSL) do WineD3D para VKD3D;
- Implementação de robocopy.exe no Wine como o gerenciador de cópia de arquivo robusto do Windows desde o Vista e Windows Server 2008;
- Melhorando o suporte HiDPI para Wine;
- Melhorar a implementação explorer.exe embutida do Wine com recursos não implementados atualmente ou incompletos;
- Trabalhar em algoritmos de processamento de imagem de alto desempenho para a linguagem Julia;
- Aprimoramento do filtro de importação do Adobe Pagemaker para o LibreOffice. Há também um projeto separado para melhorar o filtro de importação Zoner Draw do Libreoffice;
- Libreoffice é para ver mais trabalho migrando para o sistema de compilação Meson;
- Uma ferramenta de compilação automática Raspberry Pi para Ubuntu Kylin;
- Suporte de aceleração de GPU para o conjunto de ferramentas EDA de código aberto com DatenLord;
- SIMD Everywhere está procurando implementar funções SVE, implementações otimizadas para WASM SIMD128, uma API de arquitetura MIPS SIMD e outras adições.
Gsoc chinês
O Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências (ISCAS) em cooperação com a distribuição chinesa openEuler Linux tem trabalhado em seu próprio projeto semelhante ao Google Summer of Code e Outreachy para pagar a estudantes em idade universitária para se envolverem no desenvolvimento de software de código aberto.
É como o Google Summer of Code, mas oferece diferentes níveis de financiamento com base na complexidade do projeto – as opções de financiamento são 12.000 RMB, 9.000 RMB ou 6.000 RMB. Isso representa cerca de US$ 932 a US$ 1.865 dólares para os alunos dedicarem o verão ao trabalho com código aberto. Não há nenhuma restrição de gênero/nacionalidade com esta iniciativa, mas os alunos devem ter pelo menos dezoito anos de idade.
São pelo menos 877 projetos estão em execução. A lista completa deles pode ser encontrada no site Summer 2021.