Depois de entrar nas fases de congelamento suave e congelamento rígido, a distribuição Linux Debian 11 “Bullseye” está agora totalmente congelada antes de seu lançamento oficial estável do Debian 11. Portanto, a distribuição Linux Debian 11.0 “Bullseye” está muito perto de ser lançado.
O congelamento total marca o período um pouco antes do lançamento real. Os pacotes que desejam entrar no Bullseye agora precisam de uma revisão manual pela equipe de lançamento para prosseguir.
Acabamos de atingir o próximo marco no lançamento do alvo: completo congelar. De agora em diante, todo e qualquer pacote que precise migrar de instável para teste precisa ser desbloqueado manualmente pela versão Equipe. Solicite desbloqueios apenas para alterações que realmente precisamos em bullseye e verifique nossa política de congelamento e FAQ para saber o que queremos dizer com isso. Se você solicitar um desbloqueio, por favor use
reportbug
para obter as tags certas, dependemos muito delas em nossos fluxos de trabalho. Se houver algum problema que nossos usuários devam saber ao atualizar, por favor não se esqueça de registrar um bug contra o pseudo pacote de notas de lançamento se ainda não está incluído.
Debian 11.0 “Bullseye” está muito perto de ser lançado
O congelamento total do Debian 10 começou em março de 2019 enquanto a versão final era lançada em julho. Ou com o Debian 9, o congelamento total foi em fevereiro de 2017, com o lançamento em junho. Portanto, veremos quanto tempo leva para que o Debian 11 tenha uma data de lançamento formal, mas provavelmente será nos próximos três meses ou mais.
Mais detalhes sobre o congelamento completo do Debian 11 através da lista de discussão.
Novo instalador
Aatualização anterior contou com novidades em relação ao Debian Bullseye Installer para a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Esta deve ser a versão padrão no lançamento do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” em meados deste ano.
Então, essa mudança por si só traz melhor suporte de hardware. Entretanto, o Debian Installer Bullseye Release Candidate também adiciona suporte para vários computadores de placa única, como Banana Pi BPI-M2-Ultra, Banana Pi BPI-M3, Orange Pi One Plus, ROCK Pi 4a, ROCK Pi 4b e ROCK Pi 4c, bem como suporte para o processador Rockchip RK3399 encontrado em vários dispositivos.
Entre outras mudanças que merecem destaque, o Debian Installer gráfico para Debian 11 Bullseye agora está usando a biblioteca libinput para lidar com dispositivos de entrada em compositores Wayland. Por outro lado, fornece um driver de entrada X.Org genérico em vez do driver evdev, que melhora o suporte para touchpads. Do mesmo modo, adiciona suporte para criação de partições em dispositivos UAS USB e adiciona suporte SBAT (Secure Boot Advanced Targeting) no bootloader GRUB2 para melhorar a segurança.
Além disso, o suporte de subvolume mínimo para a partição raiz (/) foi adicionado no partman-btrfs, agora é possível usar o caractere sublinhado no nome de usuário da primeira conta criada durante o processo de instalação e o tema Homeworld criado por Juliette Taka para Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” agora está habilitado por padrão.