Freespire é uma distribuição Linux com uma história interessante. O sistema se baseia fortemente no Linspire, a distribuição que começou como Lindows até que a Microsoft se opôs ao nome, tentou processar sem sucesso e então chegou a um acordo de licenciamento e adquiriu o apelido para si mesma. Quase duas décadas depois, o Linspire ainda está forte e a equipe de desenvolvimento por trás dele – equipe de desenvolvimento de código aberto da PC/OpenSystems LLC – anunciou um movimento em “uma direção inteiramente nova”. Isso soa como uma afirmação ousada. Na prática, isso envolverá “a incorporação de uma abordagem de aplicativo em nuvem” e coincide com o lançamento do Freespire 7.7. Assim, a distribuição Linux Freespire adota aplicativos em nuvem com ‘uma direção inteiramente nova’.
No site da Freespire vem o anúncio:
Hoje, a equipe de desenvolvimento de código aberto da PC/OpenSystems LLC lançará o Freespire 7.7. Esta atualização lança uma direção totalmente nova para nossos produtos de distribuição, Freespire, Linspire e Xandros, incorporando uma abordagem de aplicativo em nuvem Por se tratar do Freespire, nossa construção de suporte à comunidade, não incorporamos aplicativos da web específicos de ninguém (leia-se: Google, Microsoft) à distribuição, mas a escolha deles é inteiramente da responsabilidade do usuário.
A declaração continua:
E para casos de uso mais tradicionais, o núcleo do Freespire não mudou em nada: ainda é um sistema operacional de desktop completo; todos os aplicativos e recursos dos repositórios do Ubuntu estão disponíveis, como sempre. Para repetir: o Freespire ainda não incorpora nenhum codec de mídia proprietário; além do uso do Google Chrome, não há nenhum outro aplicativo de software específico do fornecedor pré-instalado.
Distribuição Linux Freespire adota aplicativos em nuvem com ‘uma direção inteiramente nova’
Tudo isso parece um pouco vago, mas há um pouco mais de detalhes em uma postagem do blog pessoal de Roberto J. Dohnert da PC/OpenSolutions. Ele explica que “Linspire e Xandros vão agora oferecer aplicativos em nuvem para as tarefas de suítes de escritório, calendário, e-mail e armazenamento online”. Ele diz quase o mesmo que no anúncio do Freespire:
O Freespire 7.7 continuará sendo nossa distribuição gratuita para download e redistribuição e não será distribuído com codecs proprietários. O Freespire incluirá Chrome e IceSSB. Também incluirá o cliente de e-mail Geary, jogos, reprodutor de mídia Parole e Rhythmbox. Ele será fornecido sem quaisquer serviços do Google ou da Microsoft e os usuários podem decidir quais serviços desejam usar por padrão.
Mudanças maiores estão no Linspire 10 SP 1.5, que inclui todos os serviços do Googles, e no Xandros OpenDesktop 2021, que inclui serviços do Google pré-instalados na edição Standard e serviços da Microsoft na edição Office 365.