X.Org pretende abandonar o DMX depois de ter quebrado por 14 anos

Xvidtune do X.Org tem novo lançamento após uma década
xorg

O driver DMX DDX do X.Org para suporte ao Distributed Multi-Head X parece que será removido da árvore de origem depois de descobrir que o código está quebrado nos últimos 14 anos. É isso mesmo, preciso passar uma década e meia para que a falha fosse finalmente detectada.

Por volta de 2007, o Xdmx quebrou significativamente, pois se qualquer cliente tentar usar o OpenGL, ele irá travar. O Xdmx para X multi-head distribuído serve como um servidor proxy para que vários monitores para um desktop possam ser hospedados em diferentes máquinas e servidores X.Org. Não é exatamente um recurso popular atualmente e aparentemente é extremamente raramente usado, visto que um recurso significativo como o suporte a OpenGL pode ser interrompido para clientes Xdmx por mais de uma década.

Aparentemente, isso está quebrado há cerca de dez anos, eesh. Nós nunca fomos alocar qualquer armazenamento para este array, então a primeira tentativa de usar GLX com o Xdmx travaria o servidor.

X.Org pretende abandonar o DMX depois de ter quebrado por 14 anos

X.Org pretende abandonar o DMX depois de ter quebrado por 14 anos

Em 2017, Adam Jackson da Red Hat postou um patch para corrigir o suporte. No entanto, esse patch nunca foi mesclado. Esse patch de 2017 se originou de um Relatório de bug de 2011 sobre aplicativos GLX e OpenGL produzindo falhas de segmentação.

Agora em 2021, é proposto apenas remover o código DMX DDX da árvore de origem e o lançamento do servidor X.Org 21.1 iminente. Parece que não há mais usuários ativos com este código devido à sua falha.

Acontece que o xdmx atualmente trava quando qualquer cliente tenta usar o GL e está nesse estado há cerca de 14 anos. Havia um patch de Adam para corrigir o problema 4 anos atrás, mas ele nunca foi mesclado. A última atividade em qualquer bug referente ao xdmx foi há mais de 4 anos.

Dada essa situação, acho improvável que alguém ainda esteja usando o xdmx e apenas ter o código seja um desperdício de recursos.

Portanto, proponho descartar o xdmx não apenas do branch master, mas também do servidor X 21.1. Acho que esse é um motivo bom o suficiente para atrasar o RC1 do servidor X 21.1 por mais algum tempo.

Freedesktop SDK 21.08 lançado com suporte RISC-V

O Freedesktop SDK como uma plataforma e tempo de execução do SDK para aplicativos e tempos de execução Flatpak foi lançado com sua primeira grande atualização estável em um ano.

Freedesktop SDK 21.08 é notável porque RISC-V é a arquitetura de CPU mais recente suportada por este SDK/run-time popular com Flatpaks. Há também uma grande variedade de pacotes atualizados contidos neste SDK, GStreamer-VAAPI foi adicionado novamente como uma extensão com suporte e a extensão Rust foi removida.

A extensão Rust foi removida do Freedesktop SDK, embora o código LLVM/Rust ainda esteja sendo construído para lidar com dependências contidas no SDK. Detalhes sobre a mudança de ferrugem por meio da opção # 2 deste problema. Outra mudança fundamental com esta versão é a remoção do LLVM dos tempos de execução Flatpak.

O resto do trabalho do Freedesktop SDK 21.08 consiste principalmente na atualização dos pacotes contidos, com uma lista completa de alterações disponíveis no log de alterações.

Veja o anúncio do freedesktop-sdk 21.08 para mais detalhes sobre esta atualização.

Via Phoronix