Wine 6.18 foi lançado como o mais novo lançamento de desenvolvimento bissemanal deste software que permite que aplicativos e jogos do Windows rodem no Linux e, por sua vez, também alimenta o Proton do Steam Play.
O Wine 6.18 vem com seu driver de joystick HID habilitado por padrão, o que melhora o suporte do joystick para uso em jogos do Windows. Wine 6.18 também continua a trabalhar na melhoria do suporte a depuração, atualizações contra o motor Mono 6.4 e outras mudanças.
- Há 19 correções de bugs conhecidos nesta versão quinzenal que afetam o software do Windows ISO Downloader ao ID Photo Maker, Resident Evil 7 ao Melodyne 5;
- Bibliotecas Shell32 e WineBus convertidas para PE;
- Dados Unicode atualizados para Unicode versão 14;
- Mono engine atualizado para a versão 6.4.0, com melhorias COM;
- Mais trabalho para suporte a depuração Dwarf 3/4;
- Joystick HID habilitado por padrão.
Com o joystick HID habilitado por padrão, isso deve melhorar a entrada com jogos e aplicativos do Windows executados através do Wine. A ideia é reunir o suporte do joystick sob um banner, mas não fará tudo funcionar magicamente.
Uma mistura de problemas resolvidos com este lançamento ou antes, incluindo problemas classificados para: MPGUI (uma ferramenta de modding para Morrowind, Oblivion, Skyrim e Fallout3/NV), Resident Evil 7, Timespinner e vários outros aplicativos diversos.
Várias correções de bugs. Downloads e mais detalhes em WineHQ.org.
Wine-Staging 6.18 lançado com 616 patches no upstream
E logo após a chegada da nova versão do Wine, já começaram os trabalhos em torno do Wine-Staging 6.18. Assim, esta versão tem mais de seiscentos patches extras.
Portanto, o Wine-Staging 6.18 tem 616 patches no topo da base de código upstream do Wine. Isso ocorre depois que vários patches foram atualizados recentemente em torno de NTOSKRNL, Shell32, PSAPI e outros componentes.
A novidade na preparação com a versão v6.18 inclui:
- Implementação de FltBuildDefaultSecurityDescriptor para evitar que o software antivírus nProtect falhe;
- Uma correção do Wininet para evitar que o jogo LevelHead do GameMaker Studio trave na inicialização;
- Corrigindo o jogo Beneath A Steel Sky e potencialmente outros jogos ScummVM implementando ISpObjectToken-CreateInstance da SAPI;
- Adições SAPI também devem corrigir o jogo Axiom Verge 2 de travar na inicialização também.
Como sempre, os downloads mais recentes do Wine e do Wine-Staging estão disponíveis em WineHQ.org.
Outra possibilidade de obter os recursos é pagando pelo programa Crossover, que facilita o funcionamento do Wine em diversas distribuições.