Fwupd, o projeto de código aberto que visa tornar a atualização do firmware no Linux automática, segura e confiável, foi atualizado hoje para a versão 1.7. Este é, portanto, um lançamento importante que apresenta novos recursos e melhorias pois adiciona suporte para dispositivos Logitech com o recurso de bateria unificada.
Fwupd 1.7 adiciona suporte para dispositivos Logitech que suportam o recurso Unified Battery, implementa uma solicitação interativa para reiniciar alguns dispositivos Logitech DFU, adiciona suporte para mais laptops StarBook com Coreboot e dispositivos PixArt e introduz suporte para instalação de LVFS (Linux Vendor Firmware Service) controlo remoto.
Esta versão também vem com FuCfuPayload e FuCfuOffer para uso futuro, suporte para um sinalizador de dispositivo ‘inalcançável’, a capacidade de criar contas de usuário Redfish automaticamente usando IPMI, suporte a adição de GUIDs para cada atributo de segurança HSI, bem como a capacidade de converter atributos de segurança para JSON e gravá-los no banco de dados.
Fwupd 1.7 adiciona suporte para dispositivos Logitech com o recurso de bateria unificada
Além disso, o fwupd 1.7 apresenta a capacidade de converter o script de teste do dispositivo em um subcomando fwupdmgr, melhora o suporte para vários dispositivos Synaptics CAPE, adiciona suporte para leitores de impressão digital Elan, adiciona suporte para periféricos Logitech Bolt, receptores e hardware de rádio, acrescenta suporte para dispositivos Logitech que suportam o protocolo do controlador em massa e adiciona suporte para hardware Union Point SPI.
Claro, vários bugs foram corrigidos para melhorar a estabilidade e confiabilidade do software. Por exemplo, o fwupd corrige uma regressão ao atualizar o dock Dell, um bug que afeta a sondagem do controlador de host Thunderbolt, bem como vários outros problemas, conforme detalhado no changelog do GitHub.
Entre outras mudanças dignas de nota, o fwupd agora permite o uso de transferências de interrupção para dispositivos HID, espera que vários dispositivos sejam reconectados, apenas analisa os dispositivos SynapticsMST que ativaram e remove o suporte para a --ignore-power
opção de linha de comando, pois não funcionava para Firmware UEFI.
Esta versão adiciona os seguintes recursos:
- Adicione FuCfuPayload e FuCfuOffer para uso futuro
- Adicionar suporte para sinalizador de dispositivo ‘inacessível’
- Adicionar suporte para dispositivos Logitech que suportam o recurso Unified Battery
- Permitir a adição de GUIDs a cada atributo de segurança HSI
- Permitir a instalação do LVFS remoto, mas com ele desabilitado por padrão
- Converta atributos de segurança para JSON e grave-os no banco de dados
- Converta o script de teste do dispositivo em um subcomando fwupdmgr
- Crie contas de usuário Redfish automaticamente usando IPMI
- Use uma solicitação interativa para reiniciar alguns dispositivos Logitech DFU
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.7 agora mesmo na página do projeto no GitHub. Todos os demais devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições GNU/Linux favoritas antes de atualizar.
Via 9to5Linux