Raspberry Pi Foundation lança uma nova placa de expansão (HAT). A nova placa (HAT) que também é conhecida aqui no Brasil como Shield para Raspberry Pi permite controlar sensores e motores da Lego Technic. Além disso, há tamém um placa de som “não oficial” para o Raspberry Pi 400. Mas, se você nunca ouviu falar no termo HAT ou Shield para Raspberry Pi, saiba que ele adiciona mais funcionalidades ao nosso querido mini computador. Desta forma temos um HAT ou Shield para Lego Technic.
Assim, o HAT é um verdadeiro encaixou, funcionou. Além disso, reduz o tempo de prototipagem. Mas, se você ainda não conhece o Raspberry Pi 400, saiba que ele é um Raspberry Pi com um teclado integrado.
Mais sobre o Raspberry Pi 400 e a placa HAT para o kit Lego
Mas, nem tudo são flores, o Raspberry Pi 400 não tem placa de som oficialmente lançada, então você terá que comprar uma. Desta forma, já existe (placa de som não oficial) uma HAT ou Shield para o áudio do Raspberry Pi 400. Tecnicamente é possível conectar uma placa de áudio USB, mas algumas pessoas preferem usar uma placa HAT, agora você pode conectar a placa DACBerry na porta GPIO. E assim, quem quiser comprar a nova placa o preço gira em torno de 20 Euros.
Além disso, o Raspberry Pi Build HAT também flange à porta GPIO. Quatro são as conexões que podem ser utilizadas para controlar os motores e sensores da Lego. Esse kit da Lego é o mesmo preente nos kits técnicos e educacionais da série SPIKE. Ainda de acordo com a Raspberry Pi Foundation, o uso da nova placa HAT para Lego é recomendado apenas para jovens, professores e criadores. No entanto, eles também esclarecem que há uma fonte adequada para quem for usar o kit e que é preciso fazer uso de uma nova biblioteca em Python. A nova placa custa em torno de 25 Euros.
Veja os vídeos abaixo para entender melhor o funcionamento do novo HAT para Lego
Se você precisar de mais informações, acesse o site da Raspberry Pi.