Conforme o tempo vai passando, as novas gerações de usuários e trabalhadores do setor de informática parecem descuidar e vão se acostumando mais com a grande variedade de ataques cibernéticos a ponto de descuidarem de princípios básicos. De acordo com um novo relatório, 59 por cento de todos os funcionários estão usando e-mail corporativo para uso pessoal, mas a Geração Z é os maiores infratores, com índice chegando 93 por cento.
O estudo da SailPoint também descobriu que a Geração Z (77 por cento) e a Geração Y (55 por cento) estão usando e-mails corporativos para seus logins de mídia social, em comparação com apenas 15 por cento da Geração X e 7 por cento dos Boomers.
Dada a frequência de hacks e vazamentos de mídia social, isso representa claramente um risco para as empresas. É que 29 por cento admitem usar seu e-mail corporativo também para compras online, introduzindo outro vetor de risco.
Ele também analisa os níveis de conscientização dos funcionários quando se trata de identificar e reconhecer um ataque de phishing e descobre que 44% notaram que o número de mensagens de phishing que receberam aumenta ano a ano.
Gerações mais jovens têm hábitos de segurança cibernética piores
No entanto, embora 94% estejam confiantes ou muito confiantes em sua capacidade de detectar uma mensagem de phishing – apenas 29% sabem como reagir apropriadamente a um e-mail de phishing (encaminhá-lo para a TI). Quando pressionados sobre como responderiam a um e-mail de aparência suspeita com um link ou anexo, 46 por cento dos entrevistados da Geração Z disseram que abririam o link ou anexo, em comparação com apenas um por cento dos Boomers (29 por cento dos Millennials e 4 por cento dos A Geração X também abriria o link ou anexo).
“Durante o último ano e meio, vimos inúmeros ataques cibernéticos de alto perfil, decorrentes de atividades de e-mail, que deixaram organizações – como varejistas, casas de câmbio e organizações de saúde – de joelhos”, disse Heather Gantt-Evans, CISO da SailPoint. “Ao usar o e-mail corporativo para uso pessoal, os funcionários estão inadvertidamente expandindo o limite para que agentes mal-intencionados entrem em uma rede corporativa, completamente despercebidos. Conforme demonstrado pelos dados, a maioria não sabe o que fazer se vir atividades suspeitas, mas com educação e treinamento adequados, podemos impedir esses tipos de eventos para garantir que os negócios continuem funcionando normalmente.”
Você pode ler mais sobre as descobertas no blog SailPoint.
Via Betanews