Todas as atenções das últimas semanas, foram voltadas para o famoso Metaverso, com o Facebook até mudando de nome, para demonstrar seu interesse nessa tecnologia. Mas, embora a AR (realidade aumentada) seja o próximo passo em direção ao Metaverso, os produtos que a suportam ainda precisam ser totalmente amadurecidos. E agora, a Qualcomm busca impulsionar o desenvolvimento desses produtos relacionados a AR por meio de sua nova plataforma de software, Snapdragon Spaces.
Com o Snapdragon Spaces, a gigante da fabricação de chips busca preencher a lacuna entre smartphones e óculos AR. Isso, por sua vez, também implica que várias marcas de smartphones provavelmente também lançarão seus próprios óculos com a tecnologia, lembra o Gizchina.
Assim, seus óculos AR funcionarão com seu smartphone por meio do novo software Snapdragon Spaces. A Qualcomm acrescentou que criou a “Snapdragon Spaces XR Developer Platform” para ajudar os desenvolvedores a melhorar seus aplicativos existentes, ao mesmo tempo que cria novos para melhor utilizar os produtos de AR vestíveis.
Plataforma Snapdragon Spaces
O novo software da Qualcomm também incluirá tecnologia de percepção da máquina que será voltada para o desempenho e óculos AR de baixa potência da próxima geração.
A Snapdragon Spaces é basicamente um software que conecta seu aparelho aos fones de ouvido/óculos AR, mas todo o processo envolve mais alguns detalhes. Além de apenas conectar os dois aparelhos, os óculos também se tornarão uma extensão do smartphone compatível, com o aparelho de AR utilizando capacidade de processamento e conexão de telecomunicações.
Estamos falando de uma plataforma que pode alavancar o mercado de AR, trazendo para outras empresas, o primeiro passo para o desenvolvimento de mais dispositivos com a tecnologia que, aliada a outras, fará parte do tão sonhado Metaverso de Zuckerberg. Na verdade, muitas empresas irão querer um pedacinho dessa tecnologia, no futuro.
Notavelmente, o Snapdragon Spaces também permitiria que os desenvolvedores criem aplicativos 3D para óculos AR. A partir de agora, empresas como Lenovo, Xiaomi e Oppo são as parceiras iniciais para a plataforma Snapdragon Spaces, enquanto outros desenvolvedores de aplicativos como a Epic Games também estão em colaboração.
XueZhong Zeng, vice-presidente sênior da Xiaomi, afirmou que a empresa está ansiosa !para permitir que desenvolvedores de aplicativos AR headworn alcancem o máximo de público por meio da plataforma aberta do Snapdragon Spaces e de nossos futuros dispositivos habilitados para o Snapdragon Space.”
A Qualcomm sai na frente e pode ser a base para muitas empresas se desenvolverem nessa tecnologia de realidade aumentada.
Via: Gizmochina