Após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 8.5 na semana passada, o CentOS Linux 8 versão 2111 foi lançado como seu RHEL 8.5 reconstruído. Isso vem antes do CentOS 8 chegar ao fim de sua vida útil no final do ano. Portanto, antes de ser encerrado definitivamente, o CentOS tem nova atualização.
Sendo assim, o CentOS 8 2111 foi anunciado hoje como a versão mais recente baseada em fontes do Red Hat Enterprise Linux 8.5 upstream. RHEL 8.5 traz várias melhorias de contêiner, melhorias de gerenciamento da Web do Cockpit, patch ao vivo do kernel disponível para todas as versões secundárias do RHEL, registro SSSH aprimorado, NTS para NTP, uma função de sistema RHEL para Microsoft SQL Server e uma variedade de outras atualizações e melhorias. Também há suporte com RHEL 8.5 para o recém-lançado OpenJDK 17 e Microsoft .NET 6.
Temos o prazer de anunciar a disponibilidade geral das últimas versão do CentOS Linux 8. Efetivamente imediatamente, esta é a versão atual do CentOS Linux 8 e marcado como 2111, derivado do Código-fonte do Red Hat Enterprise Linux 8.5.
** ATENÇÃO: ** O CentOS Linux 8 terminará em 31 de dezembro de 2021. Nós cuidaremos do EOL conforme orientado pelo Conselho do Projeto CentOS de Diretores e detalhados aqui.
CentOS tem nova atualização antes de ser encerrado definitivamente
O CentOS Linux 8 (2111) de hoje reafirma que o CentOS Linux 8 chegará ao fim de sua vida útil em 31 de dezembro de 2021. Este lançamento do CentOS Linux 8 está planejado para ser o último lançamento sem atualizações adicionais. Seguindo em frente, o CentOS está apenas concentrando seus esforços no CentOS Stream como o novo upstream do RHEL, de acordo com o polêmico anúncio do ano passado.
Aqueles que procuram alternativas voltadas para a comunidade ao CentOS Linux 8 podem conferir o Rocky Linux e o AlmaLinux, que também já lançaram suas versões baseadas em RHEL 8.5.
Anúncio do fim do CentOS
O comunicado sobre o fim da distribuição CentOS pegou os usuários de surpresa no final do ano passado. Em seu lugar surgiu o CentOS Stream, que é uma versão não estável e em constante desenvolvimento do sistema operacional. Essas críticas evoluíram e surgiram alguns forks da distribuição Linux. O Oracle Linux continua a ser outra “reconstrução” popular do RHEL, mas com seus próprios recursos disponíveis também, como o Unbreakable Enterprise Kernel (embora o Red Hat Compatible Kernel também seja oferecido) e lá a Oracle está tentando vender contratos de suporte também.